Quais são os direitos de uma pessoa jurídica?

Perguntado por: mavila . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Caso seja titular de registros beneficiários, como o MEI ou EI, tem direito a aposentadoria, auxílio-doença e outras licenças ligadas ao INSS. Além disso, também é possível tirar férias, registrando no contrato quais serão os dias de pausa.

Pessoa Jurídica é uma entidade (empresa, sociedade, organização etc) formada por uma ou mais Pessoas Físicas, com propósitos e finalidades específicos, e direitos e deveres próprios e característicos.

Além de realizar o imposto de renda, a pessoa jurídica precisa declará-lo, para isso é necessário realizar o DCTF ( Declaração de Débitos e Créditos Tributáveis Federais), com ele, além do IRPJ, alguns outros débitos caso existam, também devem ser declarados, como o caso do IRRF (Imposto sobre Renda Retido na Fonte), ...

Deste modo, via de regra, a pessoa jurídica é responsável apenas e tão somente pelos atos praticados em seu próprio nome, respondendo ilimitadamente por seu passivo, ou seja, seu patrimônio responde somente pelas suas dívidas e não pela dívida de seus sócios.

As pessoas jurídicas são de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

Além disso, uma PJ, como também é conhecida essa figura jurídica, possui um cadastro próprio perante a Receita Federal. Esse cadastro é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, da sigla CNPJ. Ter uma PJ é fundamental para que as empresas possam atuar na legalidade.

Diferentemente da jornada fixa de um trabalhador CLT, o PJ tem a liberdade de criar sua própria rotina de trabalho. Além disso, ele escolhe os projetos que deseja participar. Mesmo não tendo direitos a férias remuneradas, é possível organizar as finanças para tirar um período merecido de descanso.

MEI é pessoa física ou jurídica? O microempreendedor individual (MEI) é uma pessoa jurídica vinculada a uma única pessoa física. No caso, ser MEI é diferente de abrir outro tipo de empresa individual, porque a categoria foi criada para facilitar a formalização de trabalhadores autônomos e pequenos negócios.

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é um registro que identifica uma empresa na Receita Federal e que toda empresa precisa ter antes de iniciar suas atividades.

O CNPJ define a sua pessoa jurídica. A partir deste número você está assegurado de que a relação que tem com os diversos órgãos reguladores é legal (claro que são necessários procedimentos mensais, como o pagamento de impostos, para manter sua empresa em dia).

Não, a dívida de um CNPJ de uma micro ou pequena empresa não é automaticamente transferida para o CPF do sócio ou responsável pela empresa. O CNPJ é um registro que identifica uma pessoa jurídica, ou seja, uma empresa. O CPF (Cadastro de Pessoa Física), por sua vez, é o registro que identifica uma pessoa física.

Diante do insucesso da execução contra o devedor principal, o sócio responde por todas as dívidas da empresa, mesmo as contraídas antes de seu ingresso na sociedade.

No caso das Pessoas Jurídicas, o titular é a Própria Empresa, seja como dono, sócio ou sócio administrativo. É, portanto, quem representa a empresa diante da Receita Federal e sociedade. que tem o nome cadastrado na Receita, mas ele pode nomear um Responsável Legal para usar o Certificado em nome da empresa.

O termo Pessoa Jurídica (PJ) indica uma entidade formada por uma ou mais Pessoas Físicas e/ou outras Pessoas Jurídicas. Sendo assim, possuem um propósito ou finalidade registrados sob um CNPJ, reconhecido pelo Estado em que é registrada.

Documentos ou registros necessários para ser PJ

  1. Registro na Junta Comercial. É o procedimento inicial para abertura de empresa, onde se cadastra todas as atividades empresariais. ...
  2. Contrato social. ...
  3. Alvará de funcionamento. ...
  4. Alvará do corpo de bombeiros. ...
  5. Alvará da vigilância sanitária. ...
  6. Inscrição Estadual. ...
  7. Inscrição Municipal.

Artigo 41. V - as demais entidades de caráter público criadas por lei. Parágrafo único. Salvo disposição em contrário, as pessoas jurídicas de direito público, a que se tenha dado estrutura de direito privado, regem-se, no que couber, quanto ao seu funcionamento, pelas normas deste Código.