Quais são as 3 atividades de uma demonstração do fluxo de caixa?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

10. A demonstração dos fluxos de caixa deve apresentar os fluxos de caixa do período classificados por atividades operacionais, de investimento e de financiamento. 11.

Basicamente, o relatório de fluxo de caixa deve ser segmentado em três grandes áreas: I - Atividades Operacionais; II - Atividades de Investimento; III - Atividades de Financiamento.

São dois os tipos de demonstrativo de fluxo de caixa: o direto, que classifica os grupos de receitas e despesas conforme sua natureza contábil e o indireto que se relaciona com a demonstração de resultados do exercício (DRE). Desse relatório resultam os lucros, prejuízos e informações patrimoniais.

5 itens que não podem faltar no controle de fluxo de caixa

  • Contas a receber. São os pagamentos dos clientes que acontecem nas compras de produtos e serviços a prazo. ...
  • Contas a pagar. ...
  • Lucros. ...
  • Vendas. ...
  • Observações.

Afinal, é por meio dele que se consegue perceber tudo o que foi pago e recebido em um determinado período. De forma geral, existem quatro diferentes tipos de fluxos de caixa: o direto, o indireto, o projetado e o descontado.

A Demonstração do Fluxo de Caixa permite ter uma visão antecipada à tomada de decisão quanto ao destino dados aos recursos. Esses recursos provem de contas a receber como de contas a pagar, podendo se referir ao passado das empresas (fluxo realizado) ou ao futuro (fluxo projetado).

Passo a passo para montar um fluxo de caixa

  1. Identificar as despesas. ...
  2. Identificar o dinheiro em caixa. ...
  3. Separar as contas a pagar e as contas a receber. ...
  4. Evitar pagar contas em atraso. ...
  5. Lidar com inadimplências. ...
  6. Fazer a conciliação bancária.

As demonstrações contábeis obrigatórias são: o Balanço Patrimonial; a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); a Demonstração do Valor Adicionado (DVA); a ...

Você pode fazer a demonstração de fluxo de caixa de duas maneiras: pelo método direto, que usa os dados da escrituração contábil, ou pelo método indireto, que usa a evidenciação do lucro líquido e seus ajustes.

As atividades operacionais geralmente fornecem a maioria do fluxo de caixa de uma empresa e determinam amplamente se é rentável. Algumas atividades operacionais comuns incluem recebimentos de caixa de mercadorias vendidas, pagamentos a funcionários, impostos e pagamentos a fornecedores.

De forma resumida, as atividades operacionais envolvem os recursos aplicados na produção e entrega de bens ou serviços pela empresa. Por esses recursos estarem ligados à atividade principal, têm associação direta com o capital circulante líquido.

Como entender a DFC? Entender a DFC envolve a análise de três seções principais: atividades operacionais, investimento e financiamento, que mostram o fluxo de caixa gerado pelas atividades do dia a dia. As atividades de investimento revelam como o dinheiro foi usado ou gerado por investimentos em ativos de longo prazo.