Qual é a diferença entre o orçamento e o fluxo de caixa?

Perguntado por: rcapelo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Enquanto o orçamento diz respeito ao planejamento das finanças em valores absolutos, o fluxo de caixa controla o movimento de entradas e saídas de dinheiro da empresa.

O controle orçamentário permite o planejamento e a definição de metas financeiras, enquanto o fluxo de caixa fornece informações atualizadas sobre a disponibilidade de recursos. A integração entre essas duas ferramentas é fundamental para uma gestão financeira eficiente.

Orçamento de caixa é a previsão para um determinado período futuro do fluxo de entradas e saídas de dinheiro na empresa.

Fluxo de caixa é um instrumento de controle financeiro a partir do registro da movimentação do caixa geral da empresa. Diferentemente da movimentação, que cuida apenas dos registros do que entra e sai no momento da análise, o fluxo de caixa vai além.

O primeiro passo é entender que controle de caixa registra as movimentações financeiras da empresa, isso quer dizer, o saldo atual. Já o fluxo de caixa, que também faz esse registro, permite que as entradas e saídas de dinheiro sejam previsíveis, o que ajuda no planejamento da empresa.

O objetivo dessa ferramenta é apurar o saldo disponível no momento e projetar o futuro, para que exista sempre capital de giro acessível tanto para o custeio da operação da empresa (folha de pagamento, impostos, fornecedores, entre outros) quanto para o investimentos em melhorias (reforma da fachada, por exemplo).

O orçamento é um plano que ajuda a estimar despesas, ganhos e oportunidades de investimento em um período determinado de tempo.

Um orçamento empresarial é um documento ou ferramenta que contém informações importantes para o funcionamento de um negócio. Em outras palavras, o documento detalha todas as despesas e receitas da empresa em um determinado período — geralmente de um ano.

O orçamento de caixa é elaborado pelo gestor da área de Tesouraria. Didaticamente, o processo deve ser dividido em três etapas: 1) Projeção de entradas no caixa, 2) Projeção de saídas no caixa, 3) Projeção de superávits e déficits.

O orçamento do fluxo de caixa é consequência das projeções de todas as etapas do orçamento empresarial. Em cada uma, deve-se projetar as receitas e gastos, bem como a forma de seu recebimento ou pagamento. O agrupamento destes valores é o que compõe este relatório, a partir do saldo inicial do período.

Quais são os tipos de fluxo de caixa?

  • Fluxo de caixa operacional. Refere-se ao fluxo gerado pelas receitas e despesas de uma empresa em determinado período. ...
  • Fluxo de caixa direto. ...
  • Fluxo de caixa indireto. ...
  • Fluxo de caixa livre. ...
  • Fluxo de caixa descontado.

5 itens que não podem faltar no controle de fluxo de caixa

  • Contas a receber. São os pagamentos dos clientes que acontecem nas compras de produtos e serviços a prazo. ...
  • Contas a pagar. ...
  • Lucros. ...
  • Vendas. ...
  • Observações.