Como calcular o fluxo de caixa de uma empresa?

Perguntado por: msilveira2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Isso inclui custos com matéria-prima, salários, aluguéis, impostos, entre outros. O resultado do cálculo do fluxo de caixa das atividades operacionais indica o montante de dinheiro gerado pela empresa exclusivamente a partir de suas atividades operacionais.

O cálculo de fluxo de caixa é um processo simples, que pode ser feito por meio de sistemas automatizados ou planilhas para ficar ainda mais fácil. É possível também fazer por uma fórmula padrão: FCO = EBIT – IR + Depreciação.

Afinal de contas, o fluxo de caixa é um indicador importante das finanças corporativas, pois é composto pelas receitas e despesas do empreendimento, indicando com precisão o panorama financeiro dentro de um determinado período.

Qual percentual do lucro se deve guardar? O recomendado é ter entre 6 a 12 vezes o valor de seus gastos mensais. Isso vai depender muito de alguns fatores, como a segurança que você tem em sua capacidade de negócio, quantas pessoas estão envolvidas e outros.

Como calcular fluxo de caixa operacional
Ou seja, apenas soma todas as receitas, depois soma todas as despesas e subtrai um valor do outro. De forma que ela apenas detecta se houve lucro ou prejuízo operacional. A partir destas contas você encontrará o seu Lucro antes de juros e imposto de renda.

Tipos de fluxo de caixa

  • Fluxo de caixa operacional. ...
  • Fluxo de caixa direto. ...
  • Fluxo de caixa indireto. ...
  • Fluxo de caixa livre. ...
  • Fluxo de caixa projetado. ...
  • Fluxo de caixa descontado. ...
  • Fluxo de caixa para investimentos.

Como fazer o fechamento de caixa: checklist completo

  1. Defina quem fará a tarefa. ...
  2. Desenhe como será o processo. ...
  3. Registre a abertura do caixa. ...
  4. Anote todas as entradas e saídas – inclusive suprimento e sangria. ...
  5. Confira todos os valores. ...
  6. Conclua o fechamento de caixa.

De forma simples, podemos dizer que fluxo de caixa é um instrumento que o empresário usa para acompanhar a situação financeira da sua empresa. Para fazer o seu, basta criar um relatório com informações sobre toda a movimentação de dinheiro gasto ou recebido pela sua empresa em um determinado período de tempo.

Do mesmo modo, a venda de ações pode resultar numa entrada de caixa, enquanto que a recompra de ações ou o pagamento de dividendos pode resultar em uma saída financeira. O fluxo de caixa dos ativos envolve três componentes: fluxo de caixa operacional, gastos de capital e aumentos de capital de giro líquido.

Basicamente, o relatório de fluxo de caixa deve ser segmentado em três grandes áreas: I - Atividades Operacionais; II - Atividades de Investimento; III - Atividades de Financiamento.

Quem atua no setor varejista, precisa entender o que é a sangria de caixa e seu papel nas operações comerciais. Essa operação ocorre quando há a retirada de um excesso de dinheiro em caixa. É importante manter o controle de quaisquer discrepâncias que possam potencialmente impactar o sucesso do seu negócio.

5 passos para o fechamento contábil mensal

  1. Reúna os documentos e a movimentação trabalhista do mês. ...
  2. Tenha toda a movimentação fiscal. ...
  3. Apresente a documentação da movimentação financeira. ...
  4. Faça o controle de estoque. ...
  5. Utilize ferramentas a seu favor.