Quais são os dentes que não caem?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

É preciso mencionar que os primeiros molares permanentes aparecem aos 6 anos. Eles ficam posicionados atrás do segundo molar decíduo (último dente de leite), sem que exista troca. Ou seja, tratam-se de dentes permanentes e, portanto, não caem.

O primeiro molar permanente, nasce lá no fundão, mais ou menos na mesma época da troca dos incisivos inferiores. Mas, para o nascimento dele, não precisa cair nenhum dente de leite. “A maioria dos pais não sabem que esse dente já é permanente e são surpreendidos com um dente novo nascendo!”, conta Juliana.

O primeiro molar permanente inicia sua formação ainda na vida intra uterina, sendo ele o único dente permanente a realizar esse processo na 28a semana de vida. O primeiro dente permanente a irromper, geralmente, é o primeiro molar inferior.

Até os 3 anos de idade, a criança terá todos os 20 dentes de leite. Por volta dos 6 anos, surgem os pré-molares, 2 superiores e 2 inferiores. Também é nessa fase que os dentes de leite começam a cair, dando lugar aos permanentes. Aos 12 anos surgem os segundos molares, totalizando 28 dentes na infância.

As crianças geralmente perdem o seu primeiro dente por volta da idade de 6 ou 7, e eles perdem o último dente, que é o segundo molar, com a idade de 12 ou 13 anos. Um dente pode levar alguns dias, ou mesmo até alguns meses, para cair depois de você ou seu filho terem percebido que ele está mole.

Os chamados dentes sisos, ou terceiros molares, se manifestam comumente na vida adulta, a partir dos 18 anos de idade.

Molares. Os molares são os últimos dentes da parte da frente da boca. Há os primeiros e segundos molares e cada um deles caem e nascem em ordens diferentes. Todo esse processo pode durar entre os 7 e 13 anos, variando muito de uma criança para a outra.

Para perceber melhor os dentes permanentes, basta observar as pontas dos dentes incisivos, superiores e inferiores. Se estes apresentarem característica de serrinha ou mamelões na borda ao nascerem, são os dentes permanentes.

Com exceção dos sisos, o último dente permanente a nascer ocorre em torno dos 12 anos de idade. A erupção dentária é variável. Os dentes nas meninas tendem a nascer mais cedo do que nos meninos. No entanto, não é tanto o momento que é importante, e sim a seqüência da erupção dentária.

O problema é que na espécie humana não existe essa possibilidade. Quando a pessoa perde um dente permanente, outro não nasce no lugar. Essa realidade, porém, está bem perto de mudar.