Quais são as três características da regra da reciprocidade?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Os princípios da reciprocidade nos dizem que devemos partir sempre da autenticidade, da espontaneidade e da bondade humana. Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

A norma da reciprocidade (às vezes chamada de regra da reciprocidade) é uma norma social em que, se alguém fizer algo por você, você se sentirá obrigado a retribuir o favor. Se alguém fala sobre algo ser uma via de mão dupla ou dar e receber, essas são outras palavras e frases para reciprocidade.

Os psicólogos afirmam: a reciprocidade não é apenas importante no relacionamento. Ela é um princípio valioso para a vida. A reciprocidade e a cooperação são valiosas para a nossa vida pois todos temos pontos fortes e fracos. E é importante trabalhar junto com outras pessoas para atingirmos felicidade e bem-estar.

Ao se manter aberto para o diálogo, você cria um canal para que a reciprocidade possa fluir. Portanto, converse com o outro sempre que possível. Procure entender as demandas da outra pessoa, pensando sempre em uma forma de retribuir. Sem o diálogo, torna-se muito difícil equilibrar uma relação entre o dar e receber.

Relacionamento sem reciprocidade é quando seu parceiro não vibra por você. A pessoa que você ama não se alegra com suas conquistas, te inferioriza, e não quer evoluir com você. Não há elogios sinceros, críticas construtivas e vontade de estar em sua companhia.

Quanto ao aspecto comportamental, a reciprocidade apresenta duas formas: uma positiva e outra negativa.

A ética da reciprocidade, também chamada de regra de ouro ou regra áurea, é uma máxima moral ou princípio moral que pode ser expressa como uma injunção positiva ou negativa: Cada um deve tratar os outros como gostaria que ele próprio fosse tratado (forma positiva ou directiva).

12 sinônimos de reciprocidade para 2 sentidos da palavra reciprocidade: Característica do que é recíproco: 1 reciprocação, recíproca, mutualidade, correspondência, correlação, proporção, interdependência, solidariedade.

1. Retrocidade. Algo ou alguém que se mantém estável na cultura, pensamento e/ou forma de vida antiga.

Uma das maneiras mais conhecidas de aplicar o gatilho da reciprocidade é enviando um material gratuito para os seus clientes. Isso pode ser através de alguns conteúdos para blog, dicas pelas redes sociais, e-books, infográficos ou até mesmo um período de aulas grátis.

Também conhecido com uma prática de troca, ou simplesmente dar e receber, a reciprocidade pode ser considerada como um dos ativadores mentais mais especiais que existem. Isso acontece pelo simples fato de que as pessoas se mostram capazes de dar e receber o que existe de melhor em cada uma delas.

Recíproco significa algo presente numa relação entre duas partes, quando existindo de um lado, existe de igual modo no outro. Ou seja, é algo mútuo. Por exemplo, a expressão "ódio recíproco" significa que “ódio” é o sentimento partilhado por ambas as partes, podendo ser duas pessoas ou dois grupos.

Reciprocidade é retribuir tudo que recebe de bom do seu amor, dos amigos, de Deus, de quem quer que seja. A gente quer que as pessoas retribuam o nosso carinho, dedicação, amor e amizade. Nem sempre acontece, mas talvez o que importa é continuar lembrando o quanto trocar sentimentos bons faz bem para todo mundo.

'Onde não existir reciprocidade, não se demore' é um livro para te abraçar. É aquele lembrete que você deveria colocar em letras garrafais na porta da geladeira que se amar primeiro não é egoísmo, se amar primeiro é fundamental na jornada para amar outra pessoa.

A empatia diz respeito à capacidade de se colocar no lugar do outro, de maneira a compreender como ele se sente. Trata-se de uma ação com grande poder transformador porque confere ao indivíduo diferentes visões de mundo. Por sua vez, a reciprocidade refere-se ao que é mútuo, ou seja, ao que é dado e recebido.