Quais são as religiões panteístas?

Perguntado por: arodrigues7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 19 votos

O Panteísmo é uma crença de que Deus não é o criador absoluto, pois é maior do que isso: ele abrange e compõe tudo, faz parte do Universo e se manifesta na Natureza, pois ambos são idênticos.

Por exemplo, o panteísmo clássico considerava Deus a única realidade e o universo uma mera manifestação, emanação ou realização de Deus; o estoicismo identificou Deus com o Universo, considerando-O como a força vital e inteligência cósmica que o governa; no neoplatonismo e, mais tarde, com Giordano Bruno, Deus é causa ...

Politeísmo é um sistema religioso que consiste na crença em diferentes divindades. Nas sociedades politeístas são admitidas as existências de múltiplos deuses, normalmente cada um dedicado a uma característica particular da natureza, como: deus do trovão, deus do sol, deusa da chuva, deusa da terra e etc.

Ser panteísta significa estar em afinidade com o grupo, compartilhando sentimentos, vitórias, experiências, afetos e ideais em comum.

Os panteístas acreditam que o criador (Deus) e a criatura (o mundo e tudo o que é criado pela obra divina) são uma coisa só. Este tipo de pensamento é conhecido como monismo, e se diferencia do teísmo comum à maioria das religiões, em que “deus” e “mundo” são conceptualmente opostos um ao outro.

A palavra derivada do grego “pan” (“tudo”), e “theos” (“deus”). Logo, “tudo é Deus”. O Panteísmo é uma crença de que Deus não é o criador absoluto, pois é maior do que isso: ele abrange e compõe tudo, faz parte do Universo e se manifesta na Natureza, pois ambos são idênticos.

Essa prática religiosa foi comum em muitas culturas antigas, incluindo as civilizações grega, romana, egípcia e hindu. No entanto, mesmo no mundo moderno, ainda existem algumas religiões politeístas, como o hinduísmo e o xintoísmo.

A crença em diversos deuses é uma das principais características do politeísmo. As divindades possuem os mesmos sentimentos humanos, sendo que muitos deles estão ligados à natureza.

A religião romana tinha como principal característica o politeísmo, a crença em diversos deuses. Esses deuses tinham formas e caráter de homens e mulheres. Essas características eram semelhantes às religiões de outros povos da Antiguidade.

Existem religiões que são politeístas, isto é, acreditam em várias divindades. O candomblé, uma religião praticada no Brasil, é uma delas. Para os seguidores do candomblé, os deuses, chamados de orixás, estão ligados à natureza e protegem as pessoas em diferentes situações.

O panteísmo, que diz respeito às religiões que possuem como divindades máximas os elementos da natureza e todo o Universo e o animismo, atribuição de entidades divinas aos elementos do cosmo e aos elementos da natureza.

Platão concebe Deus como "artífice do mundo", porém com um poder limitado pelo modelo que ele imita: o mundo das ideias ou das realidades eternas. Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa.

O panteísmo é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente, e imanente, ou que o Universo (ou a Natureza) e Deus são idênticos. Sendo assim, os adeptos dessa posição, os panteístas, não acreditam num deus pessoal, antropomórfico ou criador.

A diferença é que, panenteísmo é uma mistura de monoteísmo teista e panteísmo. Crença de que o universo é uma espécie de Deus pessoal. Já o panteísmo, diz que o Universo é Deus e não faz mais afirmações a partir daí.