O que é uma pessoa teísta?

Perguntado por: desteves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 11 votos

2. Que ou pessoa que crê na existência de Deus.

Pois as religiões teístas – Judaísmo, Cristianismo e Islã – sustentam a doutrina da criação de Gênesis. Elas, portanto, não pretendem crer que qualquer coisa seja infinita no sentido Tillichiano. Ao invés disso, elas deliberadamente crêem no Deus Criador que é distinto do universo que Ele criou” (Clouser, 2005a:13,14).

Sob o ponto de vista etimológico o termo teísmo vem do grego θεός (que quer dizer Deus) e à semelhança do termo deísmo, que vem do latim deus, significa «crença em Deus» ou «doutrina que admite a crença na existência de Deus», pelo que, neste sentido, podemos dizer que David Hume não é ateu.

Diferença entre Teísmo e Deísmo
Ao contrário das bases do teísmo, que consiste na tradição e revelação direta das informações dos antepassados, o deísmo se fundamenta na razão, no livre pensamento e nas experiências pessoais.

Desse modo, na História, logo em suas primeiras páginas, podemos observar que Hume, por contraposição com as posições incrédulas ou céticas, faz uma distinção entre o teísmo3 puro ou genuíno e o teísmo supersticioso.

Teísmo aberto
Esta corrente é também conhecida por "teologia da abertura" ou "abertura de Deus". Decorrente da chamada Teologia do Processo, os seguidores do teísmo aberto alegam que a divindade criadora (Deus) não tem a capacidade de saber do futuro.

Se colocada em oposição ao seu antônimo -Teísmo - considerado a crença em uma ou mais divindades, ateu é aquele que não acredita em um Ser transcendental.

Ralph Cudworth

A filosofia teísta começou a ser propagada a partir do século XVII, através do filósofo e teólogo inglês Ralph Cudworth (1617 – 1688). O seu surgimento veio a se opor aos movimentos ateístas, deístas e panteístas.

Baseada nos ensinamentos de Siddhārtha Gautama, é uma religião não teísta, ou seja, não inclui a ideia de uma deidade — um ou vários deuses.

O agnóstico é aquele que não acredita na existência de deus ou de qualquer outra divindade, porém não nega a possibilidade de existência. O que o agnóstico acredita é que não existe qualquer conhecimento efetivo que comprove a existência ou não existência de um deus. Porém, se vier a ser comprovado, acreditarão.

O deísmo expressa uma posição filosófica e também religiosa que aceita a ação divina (Deus) na criação do mundo, certeza esta adquirida não por revelações de Deus ou coisas do gênero, mas sim pela compreensão racional da Divindade. Uma percepção que parte do conhecimento das leis que “administram” a vida e a natureza.

Os deístas afirmam que Deus criou o universo com tudo o que está nele e está deixando que tudo siga seu curso natural, sem qualquer outra intervenção da Sua parte. O deísmo ensina também que não há milagres e que a Bíblia não é inspirada por Deus.

O agnóstico, então, é a pessoa que adota essa linha de pensamento, ou seja, ela não crê ou deixa de crer em Deus, mas apenas não acredita que a razão humana possa provar a existência dele.