O que é o agnosticismo?

Perguntado por: vtrindade . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

Agnosticismo é uma crença de que a capacidade humana é incapaz de saber se existem ou não divindades, pois elas são muito além da compreensão humana. Para uma pessoa agnóstica, é impossível saber se existem ou não divindades, pois elas transcendem a realidade e a lógica.

O agnóstico é aquele que não acredita na existência de deus ou de qualquer outra divindade, porém não nega a possibilidade de existência. O que o agnóstico acredita é que não existe qualquer conhecimento efetivo que comprove a existência ou não existência de um deus. Porém, se vier a ser comprovado, acreditarão.

Ateus não acreditam em um deus e negam sua existência, enquanto agnósticos afirmam que ele (ou eles) pode ou não existir, mas nós não somos capazes de saber com certeza.

Tipos de agnosticismo
Esse indivíduo acredita que existe um Deus (ou deuses), apesar de afirmar que não possui conhecimento que possa provar a sua existência. Acredita porque se baseia em um conceito anunciado por um determinada religião.

2 sinônimos de agnóstico para 1 sentido da palavra agnóstico: 1 ateísta, ateu.

Para os religiosos, agnóstico é aquele que não tem religião ou crença em algo. Para o agnóstico, o ser humano é aquilo que é sem estar submetido a uma ideia superior de controle ou transcendência, o mundo deve ser observado como algo racional e finito sem linhas ou ambientes imaginários.

Páginas na categoria "Ateus do Brasil"

  • Alinne Moraes.
  • Andréa Beltrão.
  • Anna Veronica Mautner.
  • Antonio Candido.
  • Ariel Palacios.
  • Aristides Lobo (1905-1968)
  • Arnaldo Jabor.

Há uma diferença entre o cético e o agnóstico. O cético nega a existência da verdade; o agnóstico diz não ter elementos suficientes para proclamar a verdade.

Sem-religião reúne os não-afiliados, ateus, agnósticos, desigrejados. Segundo algumas perspectivas, são estas expressões que marcam a declaração de um percentual em torno de 10% da população brasileira.

Sistema dos que crêem em Deus e na religião natural, mas rejeitam a revelação.

Teísmo é o conceito filosófico que defende a existência de deuses, ou seja, entidades divinas superiores que teriam sido as responsáveis pela criação do Universo e todas as coisas que nele existem.