Quais são as principais causas da desigualdade social no Brasil?

Perguntado por: icunha4 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Partindo dessa premissa, trouxemos abaixo as principais causas da desigualdade social, especialmente na perspectiva da realidade brasileira.

  • Má distribuição de renda.
  • Acesso à educação deficitário.
  • Administração ruim dos recursos públicos.
  • Investimentos governamentais insuficientes.
  • Não garantia de serviços básicos.

A desigualdade leva ao aumento da pobreza, da má qualidade da alimentação e à fome. Com isso, também há más condições de moradia, falta de saneamento básico, saúde precária, alta taxa de mortalidade infantil, violência e desemprego. Concomitante a todos esses fatores, há estresse e outros problemas psicológicos.

Desigualdade: Caracteriza-se pela diferença no padrão de vida das pessoas que compõe a sociedade, significa o percentual de ricos, pobres e classe média. Renda per capita abaixo da linha da pobreza: Pessoas com rendas anuais menores que 370 dólares.

Entre as principais causas dessa desigualdade social no Brasil, estão: concentração de dinheiro e poder, poucas oportunidades de trabalho, má administração dos recursos públicos, pouco investimento em programas culturais e de assistência, baixa remuneração.

A desigualdade social é um problema que ocorre quando algumas pessoas têm acesso a mais recursos e oportunidades do que outras. Isso pode acontecer por várias razões, como renda, educação, localização geográfica ou preconceito.

Esta afirmação é fruto das pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, que apontam que as pessoas pretas ou pardas são as que mais sofrem no país com a falta de oportunidades e a má distribuição de renda.

Blog

  1. Praticar a solidariedade no cotidiano. ...
  2. Doar em campanhas responsáveis e comprometidas. ...
  3. Escolher representantes políticos que lutem contra a desigualdade. ...
  4. Cobrar e fiscalizar políticas públicas. ...
  5. Compartilhar informações fidedignas. ...
  6. Contribuir com o acesso à educação.

A desigualdade econômica pode ser causa ou consequência de outras disparidades — a social e a política, por exemplo. Elas são evidenciadas a partir do lugar onde o indivíduo nasceu, seu gênero e até os pais que possui. Todas as formas de desigualdade estão intimamente relacionadas e se auto perpetuam.

A desigualdade social é o desequilíbrio das condições de vida entre os cidadãos de um país. Ela é definida basicamente por duas características: as diferenças econômicas e as diferenças no acesso a direitos básicos entre as classes sociais.

Os principais exemplos de desigualdade social no Brasil são: a falta de acesso à educação de qualidade, a falta de acesso à saúde, a falta de moradia adequada, a violência urbana e a falta de oportunidades de trabalho para os mais pobres.

falta de acesso à educação. os baixos salários. a política fiscal injusta (carga tributária regressiva, cobra um percentual maior da população pobre) dificuldade de acesso aos serviços básicos (saúde, transporte, habitação, saneamento básico e de segurança alimentar, por exemplo).

Problemas Sociais

  • Taxa de desemprego.
  • Alta da inflação no Brasil.
  • Saúde pública brasileira.
  • A alta da desigualdade social.