O que argumentar sobre desigualdade social?

Perguntado por: iguterres2 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

A desigualdade leva ao aumento da pobreza, da má qualidade da alimentação e à fome. Com isso, também há más condições de moradia, falta de saneamento básico, saúde precária, alta taxa de mortalidade infantil, violência e desemprego. Concomitante a todos esses fatores, há estresse e outros problemas psicológicos.

A desigualdade social é oriunda de processos relacionais na sociedade. Ela condiciona, limita ou prejudica o status e a classe social de uma pessoa ou um grupo e, consequentemente, interfere em requisitos primários para a qualidade de vida.

Uma maneira de tornar seu texto muito mais interessante é utilizar citações de pessoas relevantes e influentes da história, mostrando que a preocupação com a desigualdade social é algo amplo e que abrange todos.

Como fazer um texto dissertativo-argumentativo sobre desigualdade social?

  1. 1 – Faça uma reflexão sobre o tema proposto. Leia os textos de apoio e faça uma reflexão sobre o tema proposto. ...
  2. 2 – Respeite a estrutura básica de dissertação. ...
  3. 3 – Use conectivos. ...
  4. 4 – Siga um esquema.

Algumas das causas da desigualdade social
Lógica de mercado do sistema capitalista – quanto mais lucro para as empresas e os donos de empresa, melhor; Falta de investimento nas áreas sociais, em cultura, em assistência a populações mais carentes, em saúde, educação; Falta de oportunidade de trabalho.

Entre as principais causas dessa desigualdade social no Brasil, estão: concentração de dinheiro e poder, poucas oportunidades de trabalho, má administração dos recursos públicos, pouco investimento em programas culturais e de assistência, baixa remuneração.

Um bom exemplo de introdução seria: Educação, saúde e moradia de má qualidade são algumas das consequências de um país com grande desigualdade social. Afinal, quanto maior a diferença econômica entre as classes, piores serão as condições de vida das pessoas que estão na base da nossa estrutura social.

Melhorar a argumentação na redação: 5 dicas

  1. 1- Crie um bom repertório.
  2. 2- Baseie seus argumentos em análises reais e críticas.
  3. 3- Não seja vago, nem generalize.
  4. 4- Organize seus argumentos e elenque os mais importantes.
  5. 5- Conte com a ajuda dos melhores professores de redação do país!

Blog

  1. Praticar a solidariedade no cotidiano. ...
  2. Doar em campanhas responsáveis e comprometidas. ...
  3. Escolher representantes políticos que lutem contra a desigualdade. ...
  4. Cobrar e fiscalizar políticas públicas. ...
  5. Compartilhar informações fidedignas. ...
  6. Contribuir com o acesso à educação.

A desigualdade social por aqui é um legado do período colonial, que se deve à influência ibérica, à escravidão e aos padrões de posses latifundiárias. Aspectos como racismo estrutural, discriminação de gênero, alta tributação de impostos e o desequilíbrio da estrutura social só agravam a desigualdade brasileira.

Esta afirmação é fruto das pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, que apontam que as pessoas pretas ou pardas são as que mais sofrem no país com a falta de oportunidades e a má distribuição de renda.

A desigualdade leva ao aumento da pobreza, da má qualidade da alimentação e à fome. Com isso, também há más condições de moradia, falta de saneamento básico, saúde precária, alta taxa de mortalidade infantil, violência e desemprego. Concomitante a todos esses fatores, há estresse e outros problemas psicológicos.

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.

A desigualdade pode aprofundar a pobreza extrema e os índices de violência de certas regiões, por exemplo. Se as metas para reduzir as desigualdades pelo mundo até 2030 já não estavam andando muito bem, a pandemia de Covid-19 piorou ainda mais a situação.

Existem ao menos cinco situações de desigualdade e opressão: de classe, de gênero, de geração, de raça/etnia e de orientação sexual. As desigualdades de classe– Como aprendemos, as desigualdades sociais se formaram em consequência da distribuição desigual de renda, do excedente de riqueza produzido pelas sociedades.