Onde fica o número da nova carteira de identidade?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 7 de julho de 2023
4 / 5 6 votos

O documento não terá mais um número de RG, Registro Geral, diferente. O RG vai ser o número do CPF do cidadão, único e válido para todo o país.

O número constará na nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

O número da carteira de identidade fica localizado no verso da carteira, no lado superior esquerdo junto com o nome da filiação, nomes dos avós, além da sua data de nascimento. Importante notar que o documento de identidade é um instrumento oficial que tem o propósito de provar a identidade de uma pessoa física.

Tem apenas um único número de identificação, o CPF. A nova carteira tem um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. extraviado, por meio de qualquer smartphone.

O novo modelo da do RG, agora chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), entrou em vigor em março deste ano e está cheio de novidades. Dentre as novidades do documento está o fim da numeração própria, isso porque, a partir do novo modelo implementado, a numeração do novo RG será composta pelos 11 dígitos do CPF.

Número do documento é o número da nota fiscal ou número da fatura.

Documento Nacional de Identidade começa a ser emitido em março.

Número do RG (formado pelo ano de expedição com 2 ou 4 dígitos)  + nº do RG (6 dígitos). Na 2ª via é assumido o ano de expedição da 1ª via para a formação de número.

Órgão emissor da Carteira de Identidade (RG)
Para encontrar o órgão emissor na identidade, basta verificar as letras que constam na sigla junto ao Estado, como apresenta a imagem abaixo. Por exemplo, uma Carteira de Identidade emitida pela SSP de São Paulo será "SSP-SP", de Minas Gerais será "SSP-MG", etc.

O registro consiste na identificação civil, por dados biográficos e biométricos, para obter um número de Registro Nacional Migratório (RNM) e a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM).

O Ministério de Gestão e Inovação anunciou, nesta sexta-feira, que a Carteira Nacional de Identidade (CIN), substituta do RG, será impressa sem a designação de “sexo” ou diferenças entre “nome social” e “nome”. A medida visa maior inclusão de pessoas LGBTQIA+.

Também chamado de Carteira de Identidade, o RG é considerado o documento mais importante do cidadão, uma vez que representa a identidade de cada pessoa registrada no Brasil. Criado em 1939 pelo Decreto-Lei nº 2.320, o RG é emitido pelos órgãos de segurança pública dos estados e do Distrito Federal.

Outra novidade é que serão inclusas letras que identificarão o estágio da CNH. Ou seja, se o condutor está apenas com permissão para dirigir, haverá a letra “P”. Se o condutor já tem a carteira definitiva, haverá a letra “D”. Além disso, no documento também vai constar as restrições de cada condutor, como deficiência.