Quais são as principais características dos regimes nazifascistas?

Perguntado por: icunha2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Supremacia do militarismo. Sexismo exacerbado. Mídia de massa controlada. Obsessão com a segurança nacional.

O nazismo foi uma ideologia de extrema-direita que surgiu na Alemanha depois da Primeira Guerra Mundial. Abarcava características como o antissemitismo, o desprezo à democracia liberal, o nacionalismo extremado, a exaltação da guerra, entre outras.

Conceito: Modelo de governo (TOTALITÁRIO) característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Ditadura onde o Estado controla a sociedade e o indivíduo é submisso ao Estado. ITÁLIA, ALEMANHA, PORTUGAL , ESPANHA.

O nazifascismo foi uma doutrina política que surgiu e desenvolveu, principalmente, na Itália e Alemanha entre o começo da década de 1920 até o final da Segunda Guerra Mundial. Esta doutrina ganhou o nome de nazismo na Alemanha e teve como principal representante Adolf Hitler.

De forma geral, o fascismo é um regime autoritário com concentração total do poder nas mãos do líder do governo. Esse líder deveria ser cultuado e poderia tomar qualquer decisão sem consultar previamente os representantes da sociedade.

A resposta correta é socialismo, o movimento fascista é antisocialismo e anticomunistas.

Ao contrário do fascismo italiano, o nazismo via trabalhadores e patrões em cada empresa como famílias; cada um com papéis diferentes. Isso pode ser visto em sua estrutura tributária. Os nazistas permitiram que indústrias deduzissem da sua receita tributável todos os montantes usados para comprar novos equipamentos.

Multiplicaram-se as falências, cresceu o desemprego e ressurgiram as ameaças grevistas. Para afastar o perigo, os fascistas reforçaram a vigilância e lançaram uma política de construção de obras públicas, assim como aumentaram a produção bélica.

A ideia dos fascistas era tomar o poder da Itália a partir da via eleitoral, mas também por meio de atos violentos contra os opositores, especialmente contra os socialistas. O uso da violência pelos fascistas contra os socialistas recebeu forte apoio de diversas camadas da sociedade italiana.

Como consequência, o fascismo trouxe uma ditadura totalitária, fim da democracia e dos partidos, controle sindical, perseguições de opositores, censura dos meios de comunicação e controle total na educação e nas escolas.

A ascensão do fascismo na Itália está diretamente relacionada com a crise econômica que o país viveu. Além disso, tem relação com a frustração italiana com a Primeira Guerra Mundial e com o temor da expansão do socialismo no país. O líder do fascismo italiano foi Benito Mussolini.

Hoje, dois séculos depois, significa propor uma perspectiva de retorno a uma sociedade em que o pai pega sua autoridade do pai da pátria, o qual a recebe diretamente de Deus. Significa que há só um Deus, uma única pátria e um só tipo de família. Um slogan amplamente usado por Mussolini durante 20 anos de fascismo.