Quais são os principais sintomas da vigorexia?

Perguntado por: oduarte . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

Quais são os principais sintomas da vigorexia?

  • distorção da imagem corporal;
  • preocupação excessiva com a dieta e ingestão de proteínas;
  • prática de exercícios físicos até sentir dor ou ter lesões musculares;
  • críticas constantes ao próprio corpo;
  • consumo excessivo de suplementos alimentares;

A vigorexia é caracterizada pela distorção da autoimagem e por uma incessante insatisfação com o corpo. É uma doença associada ao transtorno obsessivo-compulsivo. A preocupação constante com hipertrofia também caracteriza a vigorexia.

O tratamento para vigorexia geralmente se concentra em uma manutenção de hábitos alimentares saudáveis ​​e padrões de exercícios. A terapia também reforça a imagem corporal positiva e pensamentos saudáveis.

Pode-se dividir a vigorexia em dois grupos de acordo com seus principais sintomas:

  • Treinamento excessivo (Overtraining) e anabolizantes;
  • Obsessão pela aparência e insatisfação persistente;

A vigorexia acaba derivando em um quadro obsessivo-compulsivo, de tal forma que essas pessoas se sentem fracassadas, abandonam suas atividades e se isolam em academias dia e noite. Esse isolamento pode acarretar outros problemas psíquicos, como a depressão.

Aceitação para prevenir e tratar!
Nesse sentido, é importante lembrar que uma pessoa com vigorexia pode e deve manter uma rotina de atividade física, porém em doses menores e com orientação profissional, incluindo um acompanhamento psicológico que facilite a compreensão e o tratamento desse distúrbio de autoimagem.

Vigorexia. Treinamento Resistido. A Vigorexia é a percepção distorcida da imagem corporal caracterizada pela depreciação do próprio corpo. Esse transtorno pode atingir qualquer pessoa independente de classe social ou etnia.

A vigorexia é uma alteração no comportamento que se enquadra entre os transtornos dismórficos corporais. Isso quer dizer que é uma desordem intimamente ligada a uma imagem distorcida do próprio corpo.

Pope Jr (1993), da Universidade de Harvard, descreveu pela primeira vez um transtorno observado em indivíduos praticantes de musculação.

Pessoas com ortorexia têm uma preocupação excessiva com a alimentação e a busca pelo alimento perfeito. Isso resulta em dietas restritivas e desequilibradas, gerando problemas à saúde. Já a vigorexia é caracterizada por uma visão desvirtuada de sua autoimagem e pela preocupação excessiva com hipertrofia.