Quais são as principais características do apartheid?

Perguntado por: raraujo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 9 votos

O Apartheid (em africâner, "segregação") foi um regime de separação racial ocorrido na África do Sul de 1948 a 1994. O apartheid privilegiava a elite branca do país e excluía os negros dos espaços públicos, da educação e postos de trabalho.

Este regime foi um sistema de segregação racial em que os povos da África do Sul foram separados legalmente pela cor da pela. Foi um sistema racista que negou por muitas décadas a dignidade do homem.

O apartheid teve seu fim em 17 de março de 1991, pelo presidente Frederick de Klerk, por um conjunto de fatores como a escassez do domínio branco na África do Sul, a intensificação de manifestações contra o sistema e com a volta da legalidade do CNA.

Como consequência dessa política, a desigualdade entre brancos e não brancos aumentou exponencialmente e muitos conflitos violentos ocorreram — ora eram massacres causados pelo Estado, ora eram batalhas violentas entre comunidades apoiadas pelo Estado, além de ações de resistência violenta dos não-brancos contra o ...

Durante os anos de vigência do regime do Apartheid, negros não podiam votar, se relacionar com brancos e nem mesmo estar nos mesmos locais. Foi um regime cruel e extremamente segregador, que trouxe graves consequências para a população sul-africana, sentidas até hoje.

Por meio do Apartheid, foram estabelecidas quatro raças no país (brancos, negros, mestiços e asiáticos), e uma extensa legislação foi criada para discriminar e segregar a população negra. Estima-se que 300 leis segregacionistas foram criadas na África do Sul durante esse período.

O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas, além de não poderem adquirir terras na maior parte do país, obrigando os negros a viverem em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico. Casamentos e relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias também eram proibidos.

Frederik de Klerk, presidente branco que acabou com o apartheid na África do Sul, morre aos 85 anos - Estadão.

África do Sul

O apartheid é oficialmente implantado na África do Sul. Com a vitória nas eleições de 1948 do Novo Partido Nacional, na África do Sul, o racismo entrava na ordem do dia. A legislação imposta pelo novo governo criava normas para regular as relações entre brancos e negros.

Somente na década de 1970, em um momento em que as demandas por direitos civis nos Estados Unidos começaram a ecoar no Brasil e a ditadura militar iniciava uma lenta retração na sociedade, o racismo brasileiro e a centralidade da raça no espaço político foram inicialmente conceitualizados e questionados (Hasenbalg, ...

O apartheid foi um regime de segregação racial que vigorou na África do Sul durante grande parte do século XX. Entre as muitas políticas peculiares e trágicas que nasceram no século XX e permaneceram instituídas por muitas décadas, está o regime do apartheid, que vigorou na África do Sul de 1910 a 1989.

O que foi o Apartheid? O Apartheid foi um regime político que se pautou na segregação racial e que esteve em voga na África do Sul de 1948 a 1994. Esse sistema foi sustentado por um partido político de extrema-direita, o Partido Nacional.