Quais são as piores dores de coluna?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.5 / 5 5 votos

Esse tipo de dor na coluna é bastante conhecido e é uma das causas mais incapacitantes. Surge devido ao enfraquecimento do disco intervertebral, que é uma espécie de amortecedor. Sua função é a de evitar o atrito entre os ossos, reduzindo os impactos.

Dor irradiada da coluna lombar
Contudo, problemas nesta região também podem causar dores irradiadas, que são mais comuns nas pernas, na região da virilha e até no ânus.

– Além da dor, o paciente com alguma disfunção na coluna pode sentir outros sintomas como formigamentos e dormências nos membros inferiores ou superiores; a própria irradiação da dor para outros membros; perda de controle da bexiga ou do intestino; dificuldades para se locomover ou levantar algum objeto (normalmente, o ...

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna.

Quais são os sintomas de uma coluna inflamada?

  • Dificuldade para realizar movimentos com o pescoço;
  • Sensação de dormência no ombro, braço, cotovelo, mão ou dedos;
  • Fraqueza em um dos braços;
  • Fraqueza nas pernas;
  • Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga;
  • Dor ou dificuldade para respirar;
  • Incontinência urinária.

Se a dor lombar interferir nas atividades diárias, mobilidade, sono ou se houver outros sintomas preocupantes, deve-se procurar atendimento médico. A dor lombar crônica geralmente está relacionada a diversas outras alterações de ordem neuropsiquiátrica.

Assim como a Hérnia de Disco ou a artrose da coluna, a Doença Degenerativa do Disco pode causar muita dor nas costas, apesar de nem sempre se manifestar com sintomas. A discopatia degenerativa é uma doença crônica, ou seja, que pode durar por muitos anos ou a vida inteira, e que não tem cura, apenas tratamento.

Fadiga, perda de peso, alterações da força muscular, atrofia do membro e dificuldade de andar acompanham o quadro. Quando a dor está associada a sintomas neurológicos como perda do controle bexiga, intestino e déficit motor, uma avaliação mais profunda é necessária.

2. Quais doenças na coluna dão direito à aposentadoria por invalidez?

  • Hérnia de disco;
  • Osteofitose;
  • Protusão discal;
  • Discopatia degenerativa;
  • Cervicalgia;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Escoliose.

Discopatia degenerativa: Também conhecida como doença degenerativa do disco, acontece pelo envelhecimento natural do corpo. Esse envelhecimento poderá causar um desgaste progressivo na coluna do segurado. Cervicalgia: Trata-se de um quadro de dor nas vértebras da coluna cervical, próxima da região do pescoço.

Se a pessoa apresentar algum tipo de incapacidade permanente ou sem cura em razão do desgaste na coluna, pode sim se aposentar. Para conseguir a aposentadoria por invalidez não é pelo problema na coluna em si, mas pelas consequências físicas decorrentes.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Mais conhecidos como AINES, geralmente são a primeira opção para o tratamento de dor na coluna aguda. Dentre os exemplos mais conhecidos de anti-inflamatórios não esteroides estão o Ibuprofeno(Advil, Alivium), Diclofenaco (Cataflan) e o Naproxeno (Flanax).

Dentre os exames, estão a Ressonância e a Tomografia. Com a ressonância é possível avaliar se as partes moles foram afetadas, como um disco intervertebral, que causa dores intensas ou agudas. Já a Tomografia o médico será capaz de investigar traumas, fraturas, tumores, metástases ósseas, artrose e compressão da medula.

Normalmente a causa dessa dor é por tensão muscular, ligamentar ou nos tendões e raramente por algo mais sério. A dor na coluna pode ser aguda, iniciando de forma rápida e abrupta e melhorando dentro de alguns dias ou semanas, ou crônica, em que a dor permanece por várias semanas, meses ou até anos.

Qual é o CID mais grave da coluna? CID M54 é o código para Dorsalgia, conforme a Classificação Internacional de Doenças.