Quais são as duas fontes de tensão?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 18 votos

A Fonte de Tensão é um componente dentro de um circuito elétrico responsável por manter constante ou alterar a diferença de potencial entre dois pontos do circuito. Uma fonte de tensão primária pode ser uma pilha ou uma bateria, enquanto uma fonte de tensão secundária pode ser um regulador de tensão.

Existem dois tipos de fontes, as dependentes e as independentes. As fontes independentes liberam a corrente necessária para manter a tensão constante no circuito.

As fontes de alimentação possuem função principal de transformar a corrente elétrica da rede, que chega em uma voltagem alta, para uma voltagem menor, que é a indicada para o hardware do computador. Geralmente a rede elétrica possui a voltagem em 110V ou 220V.

Todavia, não se pode esquecer que um circuito pode possuir fontes de corrente. Qual é a diferença entre elas? – Fonte de tensão (ideal): a tensão se mantém para qualquer variação de corrente. – Fonte de corrente (ideal): a corrente se mantém para qualquer variação de tensão.

A fonte de potência CC, também chamada de fonte de corrente contínua, fornece uma tensão constante a sua carga e sua principal função é converter a corrente elétrica recebida conforme a tensão, corrente e frequência corretas para alimentar uma carga.

A fonte de tensão pode ser uma pilha, uma bateria, um gerador, uma célula foto elétrica etc. Basicamente existem dois tipos de fonte de tensão: a DC e a AC, também conhecidas como CC e CA.

- baixa tensãotensão entre 50 e 1.000 volts em corrente alternada e entre 120 e 1.500 volts em corrente contínua; - alta tensãotensão superior a 1.000 volts em corrente alternada ou 1.500 volts em corrente contínua. Trabalhar com energia elétrica é, realmente, uma tarefa que exige bastante atenção.

As fontes de alimentação podem ser classificadas em três tipos comuns: fontes de alimentação reguladas linearmente, fontes de alimentação comutadas e fontes de alimentação não reguladas.

As instalações elétricas de alta tensão são utilizadas para transportar eletricidade em longas distâncias, partindo dos centros de geração (instalações eólicas, hidrelétricas, solares, etc.) para as subestações transformadoras.

Em resumo, a diferença entre as duas tensões está na capacidade de transmitir energia para locais distantes, já que a corrente alternada possui uma voltagem muito mais alta e consequentemente um maior alcance do que a contínua.

A principal diferença entre corrente alternada e contínua reside no fato de que a corrente contínua (CC) não altera o seu sentido de circulação dentro do circuito elétrico. Por outro lado, temos que a corrente alternada (CA) consegue alterar seu sentido. Essa é a diferença básica entre elas.

Uma fonte de alimentação chaveada ou comutada – também chamada de switched-mode power supply (SMPS) – é uma unidade de um equipamento utilizado para alimentar cargas elétricas, que agrupa um regulador comutador de alta frequência que garante a estabilidade da tensão de saída independente da variação Ac na entrada.

Como mencionamos, a corrente utilizada para gerar energia em nossa residência é a alternada, por esta ser capaz de transmitir energia para longas distâncias, tendo, assim, menos perdas de energia, visto que ela não reduz sua força no meio do caminho percorrido até a chegada à tomada.