Por que o Brasil tem duas tensões?

Perguntado por: uapolinario . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Porque a rede elétrica do país foi implantada por empresas diferentes sem um padrão comum. Quando essa instalação ocorreu, lá no início do século 20, as companhias contratadas para o serviço eram estrangeiras e não tinham um modelo a seguir.

Assim, a escolha pela voltagem no Brasil do sistema de 127 volts (antigo 110 V) ou 220 volts ficou por conta do país de origem das primeiras empresas que fizeram o trabalho. A decisão da voltagem no Brasil também se baseava em uma análise de custos envolvendo alguns fatores.

A ligação em 220V permite uma fiação de menor diâmetro para a mesma corrente. Isto implica em aumentar a potência e, por isso, aquecendo mais a água. Por outro lado, se a potência é maior, o consumo também (energia é potencia vezes tempo).

No Brasil operamos com padrão de fornecimento de duas tensões 127V/220V e 220V/380V, divididas em monofásica, bifásica e trifásica. Essas redes de baixas tensões podem variar de 110V a 440V, dependendo da região onde está e da concessionária que fornece para atender a necessidade do consumidor final.

A principal diferença entre as duas voltagens mais comuns no mundo é a corrente de energia. Em 220V, uma corrente menor é necessária, podendo ter fios mais finos. Já a 110V, agora 127V, utiliza um fluxo maior de corrente. No fim, o consumo é medido em kilowatts hora.

Se você ligar um aparelho de 110V numa tomada 220V, ele vai queimar por entrar em contato com uma tensão muito maior do que ele suporta. Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

Na verdade os aparelhos de 220V consomem um pouco menos porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente (“amperagem”) que utilizam.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V.

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

Então, como o 110 e o 220 precisam atingir a mesma potência, o fio de 110V precisa ser mais espesso. Em contrapartida, como no 220 há maior potencial para a corrente, o cabo pode ser menos espesso. O importante aqui é termos em mente que o que determina o desempenho do aparelho é a potência.