Qual a diferença entre tensão e ansiedade?

Perguntado por: hfernandes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 17 votos

A principal diferença entre estresse e ansiedade é que a primeira é o acúmulo de tensão e sentimentos quando não conseguimos lidar com uma situação que exige muito de nós, já a ansiedade pode ser mais que um friozinho na barriga.

A ansiedade e o medo se diferenciam principalmente quanto às suas origens. O medo geralmente surge diante de situações ou objetos específicos. Por exemplo, medo de altura ou de aranhas. Já a ansiedade é um sentimento de resposta também a situações, mas está mais ligado à uma sensação de tensão e antecipação ao futuro.

Sintomas: Estresse pode tomar diferentes formas e contribuir para sintomas de doenças. Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade.

O estresse emocional é causado por fatores internos, como resultados pessoais, insatisfação com a vida ou consigo, mas também pode ser acionado por fatores externos, como problemas de saúde na família ou com os amigos, trânsito, filas, rotina agitada, etc.

Movimentar o corpo é uma das melhores formas de diminuir a tensão muscular. Ao realizar uma atividade física, todo o corpo se coloca em movimento, alongando músculos e diminuindo as tensões. Além disso, os exercícios físicos são imprescindíveis também para a saúde mental.

Confira a seguir os diferentes tipos de ansiedade:

  • Ansiedade Social ou Fobia Social. O que difere uma ansiedade da outra é como a pessoa se comporta e onde ela acontece. ...
  • Ansiedade de Separação. ...
  • Fobia Específica. ...
  • Transtorno de Pânico. ...
  • Agorafobia. ...
  • Ansiedade Generalizada.

São elas: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão.

Na terceira fase da exaustão é perigosa, pois se tem diversos comprometimentos físicos em forma de doença.

Alguns sintomas comuns incluem problemas de sono, inquietação e dificuldade de concentração, acrescentou ela. Por outro lado, se seu estresse se resolver depois que a situação passar e você for capaz de manter seu nível ideal no trabalho e na escola, pode ser apenas isso – estresse, disse Saltz.

Os principais sintomas são: físicos: tensão muscular, taquicardia ou palpitação, dor no peito, transpiração em excesso, dor de cabeça, tontura; psíquicos: sensação de desrealização, quando o ambiente parece todo diferente, ou sensação de despersonalização, quando a pessoa parece não se reconhecer mais.

Os sintomas de transtorno de ansiedade vão além do campo psicológico e podem refletir também no físico, causando diferentes reações no corpo, como:

  • boca seca;
  • braços dormentes;
  • náuseas e diarreia;
  • problemas digestivos;
  • calafrios, suor e tremores;
  • taquicardia e dores no peito;
  • respiração acelerada e falta de ar.

Pessoas sob estresse frequentemente relatam sintomas físicos, como um buraco no estômago, músculos rígidos, ou dores nas articulações. A tensão em sua forma crônica ainda pode diminuir a função imunológica do paciente, levando a uma série de problemas de saúde.

Muitas vezes podem ser situações momentâneas onde algo inesperado ocorre como por exemplo mudanças. Alterações de rotina pode deixar as pessoas tensas pois costuma envolver alguma incerteza. Mudanças de chefia, de residência, de relacionamento, de escola por exemplo, podem oferecer algum nervosismo.