Como aliviar nos de tensão?

Perguntado por: naragao . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Movimentar o corpo é uma das melhores formas de diminuir a tensão muscular. Ao realizar uma atividade física, todo o corpo se coloca em movimento, alongando músculos e diminuindo as tensões. Além disso, os exercícios físicos são imprescindíveis também para a saúde mental.

Entenda como:

  1. Massagens. As massagens são ótimas para o alívio da tensão. ...
  2. Alongamentos. Alongar o corpo é essencial. ...
  3. Respiração. Aprender técnicas de respiração pode ajudar a relaxar em momentos de tensão. ...
  4. Yoga.

A tensão muscular é considerada uma resposta fisiológica ao desconforto causado ao corpo pelos estímulos externos. Os mais comuns são provocados por fatores emocionais, como estresse e ansiedade, ainda mais nesses períodos de pandemia, ou decorrentes de problemas posturais que ameaçam a saúde.

Evitar estimulantes (estimulantes estressam o corpo). Relaxantes Musculares. Alongamento suave / leve. Abrandar um horário agitado ou estilo de vida.

Entre os problemas mais comuns causados pela tensão muscular destacam-se:

  • dor muscular;
  • indisposição física;
  • câimbras e espasmos musculares;
  • risco de evoluir para problemas mais graves;
  • limitação dos movimentos ou, até mesmo, do membro afetado.

3) Tensão muscular
É comum que em meio a crises ansiosas, a pessoa tenha a sensação de mandíbula apertada, punho tensionado e músculos enrijecidos por todo corpo. Por vezes, a tensão é tão grande que pode gerar dores locais.

Entre os relaxantes musculares mais usados estão: o carisoprodol (mioflex), orfenadrina (dorflex, ana-flex), ciclobenzaprina (miosan) e tizanidina (sirdalud).

A intensidade da dor pode variar muito, indo de um leve desconforto até uma dor intensa e incapacitante. Apesar de geralmente a dor muscular ir embora em poucos dias, em alguns casos persiste por mais tempo, podendo durar semanas, meses e até anos.

Lesões musculares , estresse e má postura podem levar ao aparecimento de nódulos sensíveis na região cervical, área que inclui pescoço, nuca e parte superior dos ombros. Esses nódulos, chamados de pontos-gatilho, são resultantes da tensão muscular e podem provocar dor na nuca e na cabeça.

Mas, se precisar de algo mais imediato, a empresa propõe cinco técnicas de relaxamento que podem ser empregadas a qualquer momento.

  1. Respiração diafragmática. ...
  2. Relaxamento muscular progressivo. ...
  3. Visualização positiva. ...
  4. Rir e sorrir. ...
  5. Yoga e pilates.

Para evitar dores tensionais, o ideal é manter-se ativo, com atividade física regular e não esquecer a importância de um bom alongamento. A ioga 4, por exemplo, é uma excelente prática para aliviar dores tensionais, pois ela é capaz de auxiliar no alongamento e relaxar os músculos que, quando tensos, provocam as dores.

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade. Tanto o estresse de curto quanto o de longo prazo podem ter efeitos sobre o seu corpo.

A adoção de uma dieta equilibrada melhora a resposta do seu organismo ao estresse. Os alimentos com Ômega 3, como sementes de chia, salmão e truta, beneficiam o funcionamento do sistema nervoso, combatendo o esgotamento mental. Nozes, amendoim e banana também promovem o bem-estar.