Por que existem diferentes tensões no Brasil?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Por que as regiões do Brasil tem padrões de tensão diferentes? A diferenciação entre as regiões, cidades e bairros brasileiros ocorre porquê, no início do século 20, quando ocorreu a instalação da rede elétrica no País, foram contratadas companhias estrangeiras para o serviço.

Porque a rede elétrica do país foi implantada por empresas diferentes sem um padrão comum. Quando essa instalação ocorreu, lá no início do século 20, as companhias contratadas para o serviço eram estrangeiras e não tinham um modelo a seguir.

A tensão de 220 V, uma vez que, na ocorrência de um apagão, as casas solicitam excesso de corrente elétrica à rede de distribuição. Assim, a tensão de 220 V pode evitar essa sobrecarga, já que, quanto maior a tensão, menor será a corrente usada pelos aparelhos elétricos durante seu funcionamento.

A tensão utilizada é uma herança das concessionárias gringas que instalaram as redes elétricas no Brasil. Essa variação é uma herança das empresas estrangeiras que instalaram as redes elétricas no país, no final do século 19 e início do 20.

As tensões usuais de transmissão adotadas no Brasil, em corrente alternada, podem variar de 138 kV até 765 kV incluindo neste intervalo as tensões de 230 kV, 345 kV, 440 kV e 500 kV.

A principal diferença entre as duas voltagens mais comuns no mundo é a corrente de energia. Em 220V, uma corrente menor é necessária, podendo ter fios mais finos. Já a 110V, agora 127V, utiliza um fluxo maior de corrente. No fim, o consumo é medido em kilowatts hora.

E falando em dinheiro, uma rede elétrica de 110v é mais cara, pois precisa de fios mais grossos e recebe uma corrente elétrica maior.

Por que algumas cidades têm como padrão 220v e não 110v? Porque esses municípios são mais jovens e optarem por ter um padrão com diferença de tensão maior. Sem falar que atualmente, a segurança no emprego da eletricidade é muito maior do que antigamente.

É por questão de segurança que a maior parte do Brasil utiliza 110 V. O choque elétrico que resulta de uma tensão de 220 V pode gerar mais danos que um choque de uma tensão de 110 V.

Tecnicamente, não há diferença entre uma e outra. O desempenho dos eletrônicos é o mesmo, e as marcas escolhem a voltagem de acordo com cada região do país. Tecnicamente, não há diferença entre 110 V ou 220 V. definem a voltagem de acordo com a região do país.