Quais são as chaves criptográficas?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Existem dois tipos de criptografia: criptografia simétrica e criptografia assimétrica, também conhecida como criptografia de chave pública. Na criptografia simétrica, os dois lados de uma conversa usam a mesma chave para transformar texto não criptografado em texto criptografado e vice-versa.

Dependendo do fabricante do roteador WLAN, a chave de criptografia padrão pode estar localizada na parte inferior de seu roteador ou no manual de instruções; Se você criou sua própria chave de criptografia, você poderá localizá-la efetuando login na página de configuração do roteador.

Existem dois tipos de cripto-sistemas: simétricos e assimétricos. Em sistemas simétricos, a mesma chave (a chave secreta) é usada para criptografar e descriptografar uma mensagem.

Os principais algoritmos de criptografia assimétrica são RSA, Diffie-Helman, DAS e Fortezza, sendo este último não suportado pelo TLS.

Atualmente a criptografia AES (Advanced Encryption Standard) é considerada o tipo mais seguro do mundo. Ele é um padrão avançado, que pode utilizar chaves criptográficas de 128, 192 e 256 bits.

Os tipos de protocolo de segurança sem fio mais comuns atualmente são WEP, WPA e WPA2. Cada protocolo usa um tipo diferente de criptografia para fortalecer a segurança da rede.

Abra a conversa. Toque no nome do contato para abrir os dados do contato. Toque em Criptografia para ver o código QR e o código de 60 dígitos. Observação: esse recurso está disponível somente para conversas protegidas com a criptografia de ponta a ponta.

Confira os principais tipos de criptografia, a seguir.

  • Chave simétrica. A chave simétrica é o modelo mais comum e simples. ...
  • DES (Data Encryption Standard) ...
  • IDEA (International Data Encryption Algorithm) ...
  • SAFER (Secure and Faster Ecryption Routine) ...
  • AES (Advanced Encryption Standard) ...
  • Chave assimétrica.

Advanced Encryption Standard (AES)

Advanced Encryption Standard (AES)
AES é a criptografia avançada, reconhecidamente o melhor método que há atualmente. Em 128 bits, a criptografia se torna mais forte porque também é receptiva às chaves de 192 e 256 bits. O seu padrão é reforçado, o que garante maior segurança.

A sigla significa Triple Data Encryption Standard. Essa nomenclatura se deve ao fato de a tecnologia utilizar três chaves de 56 bits cada uma.

A criptografia envolve o uso de uma chave criptográfica, um conjunto de valores matemáticos com os quais tanto o remetente quanto o destinatário concordam. O destinatário usa a chave para descriptografar os dados, transformando-os de volta em texto simples legível.

A principal vantagem do AES sobre o DES é o tamanho das chaves geradas, cujo comprimento pode ser de até 256 bits, tornando-as mais difíceis de decifrar por usuários não autorizados. Além disso, o algoritmo de criptografia AES é mais rápido, já que é matematicamente mais eficiente.