Quais são 4 amores?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

Para o célebre escritor C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.

O amor ao dinheiro – um amor de dedicação dado à coisa errada, que causa muitos problemas – 1 Timóteo 6:10. O amor ao mundo – assim como podemos amar coisas boas, podemos amar coisas ruins, como o pecado – 1 João 2:15-16. O amor a Deus – o amor que sentimos quando entendemos o amor de Deus por nós – 1 João 4:19.

Os gregos usavam quatro palavras para distinguir entre diferentes formas e intensidades de amor, os quais são descritos como: Ágape, Philia, Eros e Storge. Como cristãos, devemos nos familiarizar com essas quatro formas de amor que Deus designou para nós e os expressar nas diferentes situações de nossas vidas.

  • Amor Apaixonado. Publicidade. ...
  • Amor Romântico. Um amor de cinema, mas com um final triste. ...
  • Amor Amigo. Um amor muito bonito e interessante, mas insuficiente. ...
  • Amor Companheiro. Não é perfeito, mas depois de anos de relacionamento, é quase o mais esperançoso. ...
  • Amor Vazio. ...
  • Amor Carnal. ...
  • Amor Pleno.

Enquanto eros e philos podem ser entendidos como sentimentos condicionais que geram benefícios, ágape é incondicional e sacrifical. Ágape é o tipo de amor com que devemos amar a Deus a ao próximo (Mt 22:37-39), mesmo que esse próximo seja nosso inimigo.

Você sabia que os seres humanos geralmente se apaixonam por três pessoas ao longo de suas vidas, e que esses três amores, cada um diferente do outro, são necessários para aprender como amar e ser amado da forma correta?

pode representar o amor de Deus pelo ser humano, do pai de todos, e amor de Jesus com os seus discípulos.

Conheça-as:

  • Eros: amor apaixonado e romântico. É paixão, luxúria e prazer. ...
  • Philia: amizade íntima e autêntica. ...
  • Ludus: amor lúdico e sedutor. ...
  • Storge: amor familiar incondicional. ...
  • Philautia: amor-próprio. ...
  • Pragma: amor comprometido e companheiro. ...
  • Agápe: amor empático e universal.

O Amor romântico
Em uma “escala” de amor, primeiro sente-se atraído, começa a gostar, sentir afeição, e se esse relacionamento perdura vira amor. Por último, o amor ágape (amor incondicional/divino), é considerado por Lewis o mais importante dos amores, e uma virtude cristã.

Fátuo. Esse é um tipo de relacionamento muito forte tanto no item “paixão” quanto em “compromisso”. Ambos gostam muito um do outro e estão convencidos a permanecerem na relação, mas a intimidade (vínculo um com o outro) não é tão bem estabelecida.

2. Philia. Trata-se de um amor que tem por base a amizade e, eventualmente, a liberdade.

O amor físico ou Eros representa o amor entre casais, sentimento que envolve uma forte ligação afetiva e, em geral, uma ligação de natureza sexual. É normalmente simbolizado através do desenho de um coração e o cupido é a figura mitológica que personifica o amor.

A palavra philia (φιλία), embora traduzida por amizade, pode ser entendida como tipo para todas as afeições, consistindo na afeição-matriz mais forte e desenvolvida na cultura da Grécia Antiga. Segundo Macherey (1995.

No quarto Evangelho e nos escritos joaninos, o ágape é amor de respeito, amor delicado, amor de predileção, amor de intimidade, amor de misericórdia e amor de dom entre o Deus Pai e o Deus Filho, entre Jesus e seus discípulos e também entre Deus e o mundo, porque Deus é amor (SPICQ 1959:313-324).