Qual é a parte central do pensamento platônico?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

Platão costumava dizer que as Ideias são o verdadeiro ser, a essência de todas as coisas, o que dá formato a todo o resto.

O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas.

Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser). Física, entendida como o conjunto de todas as ciências naturais e psicológicas. Ética, o conjunto do comportamento moral.

a) A teoria dualista a que se refere o texto é a teoria das ideias, do filósofo grego Platão. Para o espaço e o tempo disponíveis, essa teoria envolve a dualidade entre um mundo das ideias (formas perfeitas) e um mundo dos sentidos (aparências ilusórias).

Entre estes pensadores, se destaca Platão (428/7-348/ a. C) e a sua teoria dos dois mundos, o Mundo Inteligível (Idéias) e o Mundo Sensível (Fenô- menos Sensíveis).

Qual o papel da teoria das idéias no pensamento de platão? Platão acreditava numa realidade autônoma por trás do mundo dos sentidos. A esta realidade ele deu o nome de mundo das idéias. Nele estão as "imagens padrão", as imagens primordiais, eternas e imutáveis, que encontramos na natureza.

Nesse argumento, a alma é dividida em três partes: racional (λογιστικόν), irascível (θυμοειδής) e apetitiva (ἐπιθυμητικόν). Um dos problemas dessa teoria é descobrir se ela é própria de Platão ou se foi inspirada, de alguma forma, em outro tipo de ensinamento, de outro pensador.

Toda a obra de Platão tem um profundo sentido ético. Três poderiam ser os eixos centrais, que comandam a ética platônica: primeiro, a justiça na ordem individual e social; segundo, a transcendência do Bem; terceiro, as virtudes humanas e a ordem política presididas pela justiça.

Principais características do Platonismo:
Uma das principais características do platonismo é a Teoria das Ideias. Segundo Platão, podemos dividir o mundo entre sensível (material) e inteligível (ideias). Entre estes dois campos, Platão clama a valorização do mundo inteligível.

De uma maneira geral, os elementos centrais do pensamento platônico são: A doutrina das ideias, onde os objetos do conhecimento se distinguem das coisas naturais; A superioridade da sabedoria sobre o saber, uma espécie de objetivo político para a filosofia; A Dialética, enquanto procedimento científico.

Há duas realidades distintas no todo do ser humano, o corpo e o espírito, ou alma, interligadas em vida, mas separadas depois da morte.

Para Aristóteles, o dualismo platônico entre mundo sensível e mundo das ideias era um artifício dispensável para responder à pergunta sobre o conhecimento verdadeiro. Nossos pensamentos não surgem do contato de nossa alma com o mundo das ideias, mas da experiência sensível.