Quais os tipos de empresa que posso abrir?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 4 votos

São seis principais tipos de empresas para abrir: MEI (microempreendedor individual), EI (empresário individual), SLU (Sociedade Limitada Unipessoal), LTDA (Sociedade Empresária Limitada), Sociedade Simples, S.A (Sociedade Anônima).

Há sete tipos de empresas no Brasil: Microempreendedor Individual (MEI), Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, Sociedade Limitada Unipessoal, Sociedade Simples, Sociedade Empresária Limitada e Sociedade Anônima.

A Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) refere-se à uma natureza jurídica mais recente. Estabelecida pela lei n° 13.874, relacionada à liberdade econômica, ela é uma das principais escolhas para aqueles que pretendem abrir empresa sozinho.

Como escolher seu tipo de empresa?

  1. Se você vai ter um sócio ou não;
  2. Se vai precisar de funcionários e, se sim, de quantos;
  3. Se prevê um rápido crescimento no seu faturamento;
  4. Quais impostos recaem sobre cada modelo.

No lado positivo, o MEI é a modalidade de empresa que paga a menor carga tributária e ainda é feita de modo fácil através de uma guia unificada, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), assim como outras empresas optantes pelo Simples Nacional.

8 ideias de negócios lucrativos para tirar do papel em 2023

  1. Alimentação fit, natural ou vegana. ...
  2. Doceria gourmet. ...
  3. Loja de roupas autorais. ...
  4. Brechó ...
  5. Artesanatos personalizados. ...
  6. Franquias. ...
  7. Infoprodutos. ...
  8. Loja virtual.

São seis principais tipos de empresas para abrir: MEI (microempreendedor individual), EI (empresário individual), SLU (Sociedade Limitada Unipessoal), LTDA (Sociedade Empresária Limitada), Sociedade Simples, S.A (Sociedade Anônima).

A Sociedade Limitada Unipessoal oferece a mesma segurança jurídica que uma sociedade, mas pode ser constituída por um único. Além disso, ela veio oferecendo a possibilidade de ter mais de uma empresa neste formato. Desta maneira, se tornou a melhor opção de formato jurídico para abrir uma empresa individualmente.

Por que o contador é importante para abrir empresa? Por mais que não seja obrigatório ter um contador para abrir empresa, vale lembrar que o serviço de contabilidade mensal é exigido por lei, especialmente para os pequenos empreendedores, e deve ser realizado durante todo o tempo de vida do seu CNPJ.

Para os Profissionais Autônomos com CNPJ, Micro e Pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional, os valores mensais são variáveis e dependem, entre outros fatores, do faturamento da empresa. Estes valores podem ficar entre 4% e 19% para o Comércio, 4,5% e 30% para a Indústria e entre 4,5% e 33% para Serviços.