Quais os riscos de uma cirurgia de próstata?

Perguntado por: omorgado7 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 17 votos

Coágulos nas pernas ou pulmões; Danos a órgãos próximos à próstata; Infecções do local da cirurgia; e. Lesões em partes do intestino (embora seja raro, pode levar a infecções no abdômen.

A cirurgia para remover a próstata teve o maior impacto negativo sobre a função sexual e a incontinência urinária, enquanto os homens no grupo de radiação tendiam a ter mais problemas intestinais após o tratamento do que os dos outros grupos.

Um possível efeito colateral é um pequeno sangramento na urina após a cirurgia. Outros possíveis efeitos colaterais incluem infecção e quaisquer riscos que acompanham o tipo de anestesia utilizada. Os riscos com qualquer tipo de prostatectomia radical são muito parecidos com os de qualquer cirurgia de grande porte.

Então, além da ausência de ereção, há também perda de tamanho (0,5cm a 5 cm em até 14 meses após a cirurgia), que também é reversível. “O homem tem em média de três a quatro ereções durante a noite, as chamadas ereções involuntárias. Mas como o órgão não está vascularizado, ele perde isso.

Normalmente, a recuperação gira em torno de 10 dias. Neste período, o paciente fica com uma sonda na bexiga.

A cirurgia de próstata robótica dura entre 2 a 4 horas. O cirurgião fará de 4 a 6 pequenas incisões (de até 3 cm) na parte do abdome abaixo e ao redor do umbigo, para a instalação das pinças acopladas aos braços robóticos.

Quais os cuidados após uma cirurgia urológica? Normalmente, após a cirurgia, o paciente fica em observação hospitalar de 1 a 2 dias e pode retornar para casa após esse período. Durante a primeira semana, é necessário ficar com a sonda vesical implantada após o procedimento.

Quanto à alimentação, uma dieta leve pode ser liberada logo após a cirurgia. No quarto, é recomendável sentar na cama e sair do leito para caminhar com auxílio da enfermagem e familiares. O tempo médio de internação é entre 24 a 48 horas.

14.976 | 07 / maio. A cirurgia da próstata é indicada quando o paciente é diagnosticado com um câncer nessa glândula.

Podemos realizar a ressecção endoscópica tradicional (bipolar ou plasmática) ou o laser verde (Greenligth) que promove eletrovaporização do tecido prostático. Todavia para próstatas benignas com dimensões superiores a 120g, a cirurgia de retirada de todo tecido (adenoma) é a melhor opção.

No pós-operatório imediato, a maioria acaba usando fraldas ou absorventes por medida de segurança?, conta a profissional, explicando que o próprio médico se encarrega dessa orientação. ? A decisão pelo uso de fraldas ou absorventes dependerá da intensidade registrada na primeira incontinência.