Quais são as sequelas da cirurgia de próstata?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 13 votos

Um possível efeito colateral é um pequeno sangramento na urina após a cirurgia. Outros possíveis efeitos colaterais incluem infecção e quaisquer riscos que acompanham o tipo de anestesia utilizada. Os riscos com qualquer tipo de prostatectomia radical são muito parecidos com os de qualquer cirurgia de grande porte.

Quando não é possível manter os principais nervos da região, a retirada da próstata causa impotência pelo próprio ato cirúrgico. Em muitos casos, a disfunção erétil após cirurgia é temporária, podendo levar até 2 anos para a recuperação completa.

Entenda como é a vida sem a próstata
Os principais efeitos colaterais possíveis da cirurgia de remoção da próstata, mesmo quando realizada sob as melhores condições, é a incontinência urinária e a disfunção erétil.

Uma complicação comum dos tratamentos para o câncer de próstata é a disfunção sexual erétil (inabilidade para ter uma ereção suficiente para uma relação sexual). Setenta e cinco por cento (75%) dos pacientes operados e 65% dos pacientes irradiados vão apresentar esta complicação em até 5 anos.

Outra preocupação recorrente é com a possibilidade de ter incontinência urinária e disfunção erétil depois do procedimento. Normalmente, a recuperação gira em torno de 10 dias.

Incontinência Urinária após Prostatectomia
Este sintoma tende a diminuir com o tempo de cirurgia. Porém, em determinados casos permanece por até mais de 6 meses após a prostatectomia.

Podemos realizar a ressecção endoscópica tradicional (bipolar ou plasmática) ou o laser verde (Greenligth) que promove eletrovaporização do tecido prostático. Todavia para próstatas benignas com dimensões superiores a 120g, a cirurgia de retirada de todo tecido (adenoma) é a melhor opção.

A pesquisa mostrou que o Viagra pode beneficiar pacientes que se submeteram à retirada total da próstata, possibilitando o retorno espontâneo das ereções, informou o laboratório Pfizer, que desenvolveu a molécula ativa Sildenafil.

De maneira geral, o PSA cai próximo a 2 ng/mL, independente do tamanho da próstata operada. Pacientes que permanecem com PSA maior que 2 ng/mL ou próximo ao PSA pré-operatório podem ter algo de errado. Deve-se investigar infecção inicialmente. Entretanto, o paciente pode estar com câncer de próstata.

O objetivo da cirurgia aberta é retirar o tecido obstrutivo e hiperplásico, mantendo a próstata periférica intacta. O procedimento envolve a realização de um incisão na pele de pequenas dimensões (geralmente entre 7 a 10 cm), logo abaixo do umbigo.

Vigilância ativa após o tratamento
Depois de 2 anos, a periodicidade passa ser a cada 6 meses, até chegar a um ponto em que ele vai fazer essa vigilância ativa uma vez ao ano. Se ele permanecer em remissão completa por 5 anos ou mais, normalmente, pode ser considerado curado.

Taxa de Sobrevida para Câncer de Próstata

Estágio SEERTaxa de Sobrevida em 5 anos
LocalizadoAproximadamente 100%
RegionalAproximadamente 100%
À distância31%
Todos os estágios SERR98%

Para quem enfrenta um tumor na próstata, a notícia de que o tratamento curativo foi eficaz e a doença foi eliminada é a mais esperada. No entanto, mesmo após um tratamento adequado, pode existir uma recidiva do Cancro da Próstata.

No pós-operatório imediato, a maioria acaba usando fraldas ou absorventes por medida de segurança?, conta a profissional, explicando que o próprio médico se encarrega dessa orientação. ? A decisão pelo uso de fraldas ou absorventes dependerá da intensidade registrada na primeira incontinência.