Quais os nomes do limão-capeta?

Perguntado por: eviana3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

O limão-cravo, fruta do limoeiro-cravo, é uma fruta cítrica também conhecida no Brasil sob os nomes comuns de limão-rosa, limão-cavalo, limão-egua, limão-francês, limão-capeta, limão-china, limão-vinagre e limão tambaqui.

São 4 os tipos de limão conhecidos: siciliano, taiti, galego e cravo ou caipira. Apesar de muitas semelhanças, cada tipo possui características distintas e são utilizados para diferentes fins. Vale citar ainda que somente o siciliano é um verdadeiro limão. Os restantes são limas ácidas, derivadas do limão original.

Uma boa sugestão para um almoço saboroso, rápido e com o limão capeta como estrela! Além de saboroso ele é muito bom para a saúde por ser rico em vitaminas que fortalecem o sistema imunológico!

Originária da China adapta-se muito bem ao solo brasileiro.

Mas ninguém dava muita bola para o mais comum dentre todos os limões no Brasil, que está em plena safra neste momento do ano: o cravo. Ele também é chamado de rosa, caipira ou limão-cavalo. O último nome ilustra as duas características típicas dessa fruta cítrica.

De fato, o limão zamboa é muito cultivado em países do Mediterrâneo e no Brasil.

Tipos de limão cultivados e consumidos no Brasil

  • Taiti. O Taiti se tornou o “rei” dos limões no Brasil. ( ...
  • Cravo ou caipira. Variedade consegue sobreviver a longos períodos sem chuva. ( ...
  • Siciliano. O siciliano é a espécie de limão mais cara no mercado brasileiro. ( ...
  • Galego.

O limão-siciliano fresco, que tem mais chances de ter suco, é amarelo.

vitamina C

Benefícios do limão siciliano
Apenas uma unidade da fruta contém quase 90% da quantidade de vitamina C indicada para o consumo diário. Além disso, fornece outros nutrientes importantes como vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

O limão-galego também é lima e é um dos "pais" do taiti. O outro "pai" é o limão-siciliano, aquele amarelo, com gominhos nas duas pontas, e que é ainda mais ácido e azedo — esse, sim, é um limão "raiz".

Resumo: De origem tropical o limão 'Tahiti' (Citrus latifolia) não é, na realidade, um limão verdadeiro mas uma lima ácida. Cultivado desde o século passado na Califórnia, EUA, admite-se que sua introdução alí se tenha feito a partir de sementes de frutos importados do Tahiti, derivando-se daí sua denominação.

Conhecido também como limão-galego, limão-caipira ou limão-tambaqui, a variante do nome “limão-cravo” é devido a sua casca, quando mais madura, é alaranjada com imperfeições que parecem cravos-da-índia. Seus gomos também são alaranjados de sabor menos cítrico que o limão taiti.

De todos os tipos de limão, o siciliano é o "legítimo"! Trata-se de um limão de formato alongado, com uma casca amarelada e grossa. Diferentemente dos outros tipos, ele não é suculento.

O limão-cravo é um fruto redondo, ligeiramente achatado, mas irregular, quase disforme. A casca, de cor verde-amarelada ou amarela, toma uma forte cor alaranjada na maturação, mas tem manchas e uma aparência grosseira, e é suscetível ao ataque de fungos e doenças.