Quais os efeitos colaterais do chá de alho?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

O alho, por sua vez, quando ingerido em excesso, pode causar reações gástricas por irritação da mucosa, assim como reduzir a capacidade de coagulação normal do sangue, e hipotensão arterial, em pessoas que não são hipertensas.

Quais são os possíveis efeitos colaterais do alho? O único efeito adverso do alho é o cheiro de alho no hálito, no corpo e no leite materno. Todavia, o consumo de grandes quantidades de alho pode provocar náuseas e ardor na boca, no esôfago e no estômago.

Apesar de ser benéfico à saúde, o chá de alho é restrito a alguns grupos. Devido a ação na redução da pressão arterial, o chá de alho é contraindicado para pessoas que sofrem com pressão baixa. Além disso, pessoas recém-operadas ou que possui algum tipo de distúrbio hemorrágico não devem fazer a ingestão do chá.

Além disso, graças às suas propriedades expectorantes e anti sépticas, contribui para o estímulo das funções respiratórias. Dessa forma, o chá de alho pode ser um poderoso aliado no tratamento de gripes, tosses, resfriados, ronco, asma, bronquite, entre outros.

- Além desse efeito anti-hipertensivo, o alho possui uma ação antiagregante plaquetária, então, pessoas que têm algum distúrbio de coagulação sanguínea, como hemofilia, ou tomam medicamentos popularmente conhecidos por “afinar o sangue”, como aspirina, devem evitar o consumo do alho - indica o médico nutrólogo.

Melhora a pressão arterial
Seguindo com os benefícios do alho, outras pesquisas sugerem que ele pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão, o que pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Comer alho cru todos os dias pode prejudicar os rins? Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração. Uma alimentação balanceada potencializa esses resultados, fazendo todos os alimentos trabalharem em conjunto para o bem do nosso metabolismo.

Chá Água de Alho
Ao estimular a produção de óxido nítrico, esse chá auxilia na redução da pressão arterial e na melhoria da circulação sanguínea, o que acaba aliviando a sobrecarga no coração e ajudando no controle da hipertensão.

O chá de alho é um dos mais indicados para controlar a pressão arterial, pois ele é rico em antioxidantes que, não apenas fortalecem a imunidade, mas ajudam no controle da pressão, bem como do colesterol. Portanto, para prepará-lo basta amassar um dente de algo e deixar ferver em água durante três minutos.