Quais os cursos de engenharia mais difícil?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Os alunos consideram a engenharia elétrica o curso mais difícil, principalmente por causa do pensamento abstrato envolvido. Com especializações como engenharia civil, você pode ver visualmente o efeito do que está projetando.

engenharia mecânica

O ramo de engenharia mecânica é considerado o mais fácil, pois exige menos matemática avançada do que outros ramos de engenharia.

Ranking com as 5 melhores faculdades de Engenharia do Brasil

  1. USP – Universidade de São Paulo. ...
  2. UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. ...
  3. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. ...
  4. UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. ...
  5. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cursos mais difíceis na modalidade de graduação Entre os cursos mais difíceis está Engenharia Aeroespacial que exige um conhecimento aprofundado em exatas. Resposta (1 de 20): Engenharia e Medicina. requer muita dedicação e estudo. Também acrescentaria os cursos de matemática e física.

A Engenharia é um dos cursos mais concorridos das universidades. Motivos para tanto interesse não faltam: a profissão paga bem, tem amplo mercado de trabalho e inúmeras especialidades para escolher. Se você decidiu fazer Engenharia, então é bom já ir preparando o espírito para o que está por vir. O curso não é fácil.

Engenharia Civil é o ramo da Engenharia com mais profissionais no mercado, de acordo com uma pesquisa da consultoria Kelly Services.

No entanto, na média histórica, a menor concorrência é por uma vaga na Engenharia de Alimentos. Quando você pergunta qual a profissão de uma pessoa e ela diz que fez engenharia, você pode até se satisfazer com a resposta, no entanto há muito mais variações envolvidas nessa afirmação do que pode parecer.

Curso mais rápido na área de Engenharia de Produção
também conhecido como curso superior de tecnologia. O curso em questão chama-se Produção Industrial e pode ser encontrado com relativa facilidade por todo o Brasil. A carga horária é de 2.400 horas, o que dá três anos de estudos.

Não poderia faltar Medicina entre os cursos mais difíceis da faculdade. Afinal, a dificuldade começa ainda na tentativa de entrar na instituição de ensino. No vestibular de 2022 da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), foram 50,17 candidatos por vaga oferecida.

Segundo o Fórum Mundial de Bolsas de Estudo, presente em mais de 140 países ao redor do mundo, um dos cursos mais difíceis em 2021, globalmente, foi a biologia, à frente da informática e até mesmo das engenharias civil e mecânica.

A engenharia química pode ser a especialidade mais difícil desta lista, puramente porque combina o conhecimento mais complexo da engenharia com a química.

1 – Cálculo sempre no topo da lista
Isso mesmo, não poderia começar essa lista sem ser pelo cálculo né!