Por que cursar design gráfico?

Perguntado por: mmedeiros . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 9 votos

O curso de Design Gráfico é uma ótima forma de adquirir conhecimentos e habilidades na área de criação de projetos visuais. É uma área de trabalho que exige criatividade, planejamento, construção de layouts e trabalho colaborativo com clientes.

O Design Gráfico também é responsável por criar a identidade visual das empresas: a forma como elas são vistas, com o que estão diretamente relacionadas, como serão reconhecidas e o que as pessoas pensam quando ouvem o nome da marca.

O trabalho do designer envolve cores, imagens e textos em sintonia. Por isso, o perfil desse profissional precisa contar com algumas características para que ele possa se desenvolver na carreira. A principal delas é ser criativo, pois precisará buscar sempre pela inovação em suas criações.

Através do design, pode-se trabalhar a diferenciação dos atributos de um produto ou serviço por meio do design gráfico, design de produto, melhorar os processos das empresas, conhecer a experiência do usuário, além de fomentar a inovação. Não precisa ser uma grande empresa para investir em design.

Ter afinidade com desenho e gostar de arte de uma forma geral são características desejáveis do profissional que pretende seguir carreira em Design Gráfico. Por isso, os designers gráficos costumam ser pessoas com afinidade no meio das artes, possuindo sensibilidade bastante aguçada.

Umas das primeiras coisas que posso dizer sobre o profissional de Design Gráfico é que ele trabalha com projetos de comunicação visual. Isso significa que o designer gráfico pode atuar em diferentes áreas. Ele pode trabalhar com impressos, vídeos, web, ilustração digital, tratamento de imagens, direção de arte.

Para se destacar como designer é preciso dominar tudo, desde como operar um software de design, a teoria da cor, tipografia, composição, experiência do usuário (UX), a psicologia por trás do marketing e muito mais.

Hoje, Design é uma disciplina responsável pela melhoria de produtos, serviços e processos, sempre com objetivo de otimizar as necessidades dos usuários, por isso, deve se basear sobretudo em aspectos visuais e funcionais. O Design também pode ser usado como orientador em formas de pensar que sejam mais estratégicas.

Design nos encoraja a explorar e experimentar, é um processo que faz parte da espécie humana. Trata-se de criar uma experiência positiva para os usuários em todos os pontos de contato e em todas as interações. O design influencia o que pensamos, o modo como nos sentimos e as decisões que tomamos.

Princípios do Design: Alinhamento
O alinhamento cria um design mais nítido e unificado. Alinhamento é um dos princípios mais básicos, mas mais importantes do design, pois permite que nossos olhos enxerguem ordem, o que é bem reconfortante para o leitor.

R$ 2.606,38

O salário médio de um Designer Gráfico no Brasil é de R$ 2.606,38. As especialidades com os melhores salários são Desenhista Industrial de Produto (Designer de Produto), Desenhista Industrial de Produto de Moda (Designer de Moda) e Conservador-Restaurador de Bens Culturais.

O mercado de trabalho para esse profissional é muito amplo, assim ele pode atuar prestando serviços de maneira autônoma, trabalhar em empresas de design, ou prestar serviços a uma indústria, Editoras, Empresas de diferentes setores, Empresas de embalagens, Jornais e revistas (online e impressas), Emissoras de TV, ...