Quais os 3 tipos de algoritmos utilizados em criptografia?

Perguntado por: asubtil5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Utilizando um algoritmo força bruta é computacionalmente inviável, no caso médio, quebrar uma chave de 1024 bits. Os principais algoritmos de criptografia assimétrica são RSA, Diffie-Helman, DAS e Fortezza, sendo este último não suportado pelo TLS.

A criptografia está em praticamente em todo lugar, mostrando seu ótimo custo-benefício na proteção de dados e sigilo de informação. Em nosso levantamento, listamos 3 tipos principais: hash, chave simétrica e chave assimétrica.

Existem dois tipos de cripto-sistemas: simétricos e assimétricos. Em sistemas simétricos, a mesma chave (a chave secreta) é usada para criptografar e descriptografar uma mensagem.

Algoritmos suportados: hashing: MD5, SHA-1 - simétricos: CAST-128, IDEA e 3DES - assimétricos: RSA, Diffie-Hellman e DSS.

Alguns exemplos de protocolos são: DES, 3DES, AES, IDEA, RC4, TLS e SSL. Existem também protocolos de criptografia que não utilizam chaves, chamados de algoritmos de HASH. Eles transformam um texto, de qualquer tamanho, em uma sequência de caracteres, de tamanho fixo, única para identificar o texto original.

Os algoritmos de criptografia são usados para transformar os dados em texto cifrado. Um algoritmo usa a chave de criptografia para alterar os dados de forma previsível para que, mesmo que os dados criptografados apareçam aleatoriamente, eles possam ser transformados em texto simples usando a chave de descriptografia.

Advanced Encryption Standard (AES)

Advanced Encryption Standard (AES)
AES é a criptografia avançada, reconhecidamente o melhor método que há atualmente. Em 128 bits, a criptografia se torna mais forte porque também é receptiva às chaves de 192 e 256 bits. O seu padrão é reforçado, o que garante maior segurança.

A criptografia pode ser utilizada em aplicações e ambientes cuja segurança das informações é algo relevante para o projeto, principalmente em sistemas WEB, onde o dado trafega em um meio público correndo um risco maior de ser interceptado, fato este que pode gerar prejuízos enormes para uma organização.