Quais as três teorias da população?

Perguntado por: dcalixto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Conheça as principais teorias demográficas: malthusianismo, neomalthusianismo e reformismo.

As principais teorias demográficas que abordam o ritmo de crescimento populacional são a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a de transição demográfica.

Exposta em 1798, a teoria de Malthus foi a primeira teoria demográfica de gran- de repercussão nos meios acadêmicos, políticos e econômicos. Já a teoria demo- gráfica neomalthusiana, é uma tentativa de explicar a ocorrência de fome nos países subdesenvolvidos, para se esquivarem das questões econômicas.

A primeira foi a Teoria Malthusiana, elaborada no final do século XVIII pelo pastor e economista inglês Thomas Malthus, que publicou a obra Ensaios sobre os princípios da população, onde escreve suas concepções acerca do crescimento populacional e suas consequências para o mundo.

O que defendiam os Neomalthusianos? Os Neomalthusianos defendiam que quanto maior a população, mais intrínseca seria a pobreza, sendo necessário o controle da taxa de fecundidade, sobretudo em países considerados “subdesenvolvidos”.

A Teoria Neomalthusiana teve forte embasamento na Teoria Malthusiana, uma vez que ambas viam o crescimento populacional como a principal causa da pobreza. Já a Teoria Reformista tem como premissa a ideia de que a pobreza é a principal causa do crescimento da população.

A teoria reformista é chamada também de teoria marxista, por incorporar elementos importantes levantados pelo filósofo e sociólogo alemão Karl Marx em sua teoria, como é o caso da divisão social por classes, a má distribuição de renda e a exploração econômica que molda o sistema capitalista.

A Teoria Malthusiana foi elaborada por Thomas Robert Malthus e diz que o crescimento populacional superaria a oferta de alimentos, gerando fome e miséria no mundo todo. O crescimento populacional era uma das grandes preocupações de Thomas Malthus.

Tópicos deste artigo

  • Primeira fase: pré-transição demográfica.
  • Segunda fase: explosão demográfica.
  • Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional.
  • Quarta fase: estabilização da população.

As quatro fases são: pré-transição demográfica, aceleração demográfica, desaceleração demográfica e estabilização demográfica. As consequências da transição demográfica evidenciam os impactos da mudança populacional nas sociedades humanas.

Reformista. A teoria reformista, também conhecida como teoria marxista, contrariava os pensamentos vigentes por não responsabilizar a população pela alta taxa de natalidade, mas sim, a miséria e a pobreza!

Teoria Malthusiana
Segundo Malthus, a população mundial cresceria em um ritmo rápido, comparado por ele a uma progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16, 32, 64...), e a produção de alimentos cresceria em um ritmo lento, comparado a uma progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5, 6...).

A teoria neomalthusiana foi desenvolvida aproximadamente dois séculos depois da teoria de Thomas Malthus, mais precisamente após o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando houve uma fase de intensificação da urbanização e do crescimento populacional nos países subdesenvolvidos.

Nesse sentido, no século XVIII, Malthus, em seu Ensaio sobre o princípio da população, elaborou uma teoria responsável pela seguinte premissa: o crescimento populacional ocorre no ritmo de uma Progressão Geométrica (2, 4, 8, 16, 32, 64, …), ao passo em que o crescimento da produção de alimentos apresenta-se conforme ...