Quais as orquídeas mais fácil de cuidar?

Perguntado por: amelo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 8 votos

Orquídeas Cattleya, Phalaenopsis e Paphiopedilum estão entre as mais fáceis de plantar e são recomendadas para a maioria dos jardineiros iniciantes e cultivadores de orquídeas. Como é possível ver acima, cada espécie precisa de um cuidado específico.

Phalaenopsis

Phalaenopsis
Também chamada de Orquídea Borboleta, a espécie é fácil de cultivar, não exige tanta luminosidade e não gosta de substrato encharcado, sendo necessárias regas duas vezes por semana. Pode ser cultivada em vaso ou presa em árvores.

orquídea Cymbidium

Conhecida internacionalmente por “the boat orchid”(orquídea barco), devido ao formato do labelo de suas flores, a orquídea Cymbidium tem muitas espécies e híbridos multicoloridos. São resistentes e toleram bem ambientes hostis e não necessitam de muitos cuidados para se desenvolver e florescer.

A Phalaenopsis, por exemplo, dá flor até três vezes por ano se estiver bem nutrida. Já a Cattleya costuma dar flor só uma vez por ano. Algumas espécies de chuva-de-ouro florescem bastante, duas vezes por ano, outras, como o Oncidium "Sharry Baby", a orquídea-chocolate, dão flor só uma vez por ano.

Cattleya

A Cattleya é a orquídea mais vendida no Brasil.

Cattleyas

As Cattleyas já são as orquídeas mais procuradas, mesmo por quem não entende de orquídeas, pois o tamanho das flores e as cores vibrantes são realmente muito atraentens.

floresta tropical

Assim como seria em uma floresta tropical, as orquídeas precisam da sombra e da umidade das árvores para se desenvolver. A grande maioria das espécies brasileiras são epífitas, ou seja, elas crescem presas aos troncos das árvores, e isso já diz bastante sobre o tipo de ambiente ideal para o seu desenvolvimento.

Segundo Rosita, o segredo é lembrar que as orquídeas não podem receber muita água, não gostam de muito vento, nem de muito sol. “Por isso, para quem mora em casa ou apartamento, a lavanderia é o melhor lugar para colocá-las”, explica.

Fredclarkeara After Dark – Orquídea Negra
Considerada uma das opções mais raras e caras, a orquídea negra é uma planta com flores bastante exóticas e conhecida entre os colecionadores ao redor do mundo.

Algumas espécies dão flores em janeiro, outras em junho, outras em setembro, mas essa não é uma data exata. A época de floração pode atrasar ou adiantar dependendo de fatores como a forma de plantio e o clima da região.

Orquídeas precisam de luz indireta, uma boa iluminação sem a forte incidência do sol. O ambiente externo é um dos pontos que merecem mais atenção, com circulação de ar, mas ausência de vento. O ideal para orquídeas terrestres, as mais comuns para se ter em casa, é que ela seja irrigada uma vez por semana, em média.

Uma orquídea em condições ideais e salva de pragas pode durar décadas, teoricamente pode passar de um século, mas não vimos nenhum registro de planta que chegou a essa idade. Plantas com mais de 50 anos não são raras. Já a flor, vai depender da espécie.

Paphiopedilum rothschildianum

A orquídea sapatinho ou Paphiopedilum rothschildianum é considerada a orquídea mais rara do mundo para os especialistas. Descoberta por volta de 1.887 e, praticamente extinta devido à colheita predatória, ela nasce apenas em três regiões do Monte Kinabalu, o ponto mais alto da Malásia.

Rothschild's Slipper Orchid

A Rothschild's Slipper Orchid, também chamada de orquídea de ouro de Kinabalu, é uma das orquídeas raras mais procuradas do mundo. De acordo com reportagens, apenas um caule da Orquídea Chinelo de Rothschild pode valer até US$ 5.000 no mercado negro.