Como molhar as orquídeas no inverno?

Perguntado por: ogouveia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 9 votos

Se esfriar, você precisa ficar atento em alguns pontos bem importantes: Não molhe sua planta se o substrato estiver muito úmido, pois no inverno ele demora bem mais para secar. Isso pode levar as raízes a apodrecer ou queimá-las. À noite, o frio pode queimar as raízes, então não regue à noite.

Para estas orquídeas, o desafio para o orquidófilo é conseguir deixá-las sossegadas umas semanas, num local mais seco e protegido das chuvas fortes, geadas e frio excessivo. É um repouso necessário, e as regas devem ser muito mais reduzidas e espaçadas, muitas vezes só uns borrifos para evitar que desidratem.

Por isso, aprenda a descobrir quando sua orquídea pode estar precisando de água: Coloque o dedo no substrato do vaso, até cerca de 2 cm de profundidade. Se você sentir umidade, ainda não está na hora de molhar, mas, se estiver seco, pode regar.

Em geral, as orquídeas precisam ser regadas a cada 7 a 10 dias durante os meses mais quentes e a cada 10 a 14 dias durante os meses mais frios. No entanto, sempre verifique a umidade do substrato antes de regar para garantir que sua orquídea realmente precise de água.

Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária. Quando se compra um vaso de orquídea, é útil verificar qual o substrato (material) em que está plantada, pois, dependendo dele, a secagem pode ser rápida ou lenta.

2) Mantenha a planta úmida, não encharcada
O ideal para orquídeas terrestres, as mais comuns para se ter em casa, é que ela seja irrigada uma vez por semana, em média. Ao colocar a mão na terra, é preciso identificar se há umidade constante. A terra encharcada, molhada, desfavorece o crescimento e a saúde da planta.

Borrifar água nas flores pode evitar o problema. Se for possível, utilize inseticidas específicos para a espécie ao realizar os cuidados.

A mesma orquídea plantada de modos diferentes e em locais diferentes poderá ser regada de 1 a 7 vezes por semana. Em ambientes secos, como quintais com piso frio, que não seguram umidade, deve-se molhar mais que orquídeas que estão sobre jardins ou gramados.

Especialistas afirmam que prática tem o mesmo efeito de uma geada; melhor forma de cuidar das mudas é mantê-las em vasos com boa drenagem. Um post viral recomenda regar orquídeas com três cubos de gelo por semana, mas especialistas alertam que isso pode enfraquecer as plantas e levá-las à morte.

Posso utilizar terra nos vasos de orquídeas? Inicialmente a resposta é NÃO, pois a maioria das orquídeas são epífitas. Entretanto pode ser um sim, desde que sua orquídea seja terrestre ou tenha uma resistência muito grande a umidade, o que é muito incomum para plantas desse grupo.

O melhor horário para regar sua orquídea é pela manhã, entre 6h e 8h da manhã. Isso porque nesse horário as raízes da orquídea terão tempo suficiente para absorver a água durante o dia. Além disso, regar a orquídea pela manhã também ajudará a evitar o crescimento de fungos e bactérias.

As orquídeas em vaso plástico, normalmente, ficam em lugares cobertos, mas caso permaneçam em local de tempo aberto, Paulo recomenda usar mais brita ou isopor para não reter muita água. Em seguida, como base de plantio, é importante utilizar um fundo de pedra britada, casca de pinus ou macadâmia com carvão.

No caso da orquídea, uma opção bastante encontrada no mercado é o adubo mineral, que é indicado pela sigla NPK. Essas três letras representam as substâncias: nitrogênio, fósforo e potássio. Apesar de terem os mesmos nutrientes, eles recebem três classificações diferentes, de acordo com proporção de cada substância.

Se for por até 20 dias, no máximo, é possível regar as orquídeas na noite anterior à viagem e deixar para regar novamente ao voltar. Afinal, apesar de indicarmos a rega semanal, o fato é que as orquídeas são plantas resistentes e aguentam ficar todo esse tempo sem rega de vez em quando.

O primeiro passo para aprender como cultivar orquídea é escolher o vaso ideal. O de barro é o mais recomendado, já que “transpira”, fazendo com que a água não se acumule entre as raízes.

90 dias

Embora permaneçam floridas por, em média, entre 60 a 90 dias, orquídeas bem cuidadas costumam viver por bastante tempo. E, em determinadas épocas do ano, voltam a dar flores. Para te ajudar nessa missão, confira a seguir um guia de como cultivar orquídeas.