Quem monta cubo mágico tem QI alto?

Perguntado por: lbarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Durante o programa, Veigan conseguiu montar um cubo mágico em 42 segundos e também falou sobre a afinidade que tem com a música— ele toca violão, guitarra, ukulele, flauta e teclado. Isso porque ele é multipotencial: além do alto QI, o menino faz amigurumis de crochê, luta karatê e não dispensa uma longa leitura.

Assim como o computador, o cubo possui algoritmos, são sequências de instruções que ao serem seguidas, permitem que ele seja resolvido. Isso significa que se você souber o passo a passo dos movimentos a serem realizados, ou seja, se você dominar a técnica por trás, você consegue resolver qualquer cubo mágico sem errar.

Existem várias vantagens. O cubo mágico ajuda a: aprimorar a leitura; desenvolver a interpretação; aumentar a auto-estima; incentivar o interesse e a iniciativa; melhorar o raciocínio lógico e potencializar a concentração.

3. Apenas cerca de 5,8% da população do nosso planeta pode resolver um cubo de Rubik! Mas se você quiser experimentar, obter ajuda não é trapaça: veja o Tutorial do Cubo de Rubik.

A lógica usada no cubo mágico é o algoritmo que é uma sequência lógica finita e definida de instruções que deve ser seguida para resolver um problema ou executar uma tarefa.

O Cubo Mágico tradicional possui algumas limitações físicas, ou seja, existem algumas posições que são impossíveis de acontecer apenas com os movimentos normais, porém, se alguma peça for removida do cubo e montada na posição errada, aí sim um caso impossível pode acontecer.

Ele estimula o raciocínio lógico e ajuda no processo da criatividade com o planejamento de estratégias para conseguir alinhar as cores rapidamente”, explica o professor Lopes. Nas horas vagas, Yamanaka e Lira trocam técnicas e treinam para conseguir montar o quebra-cabeça em menos tempo.

Na matemática, um cubo mágico é uma figura de três dimensões que serve como uma extensão do quadrado mágico, com números inteiros arranjados da forma padrão n x n x n em que a soma de cada linha, cada diagonal e cada coluna do cubo mágico é igual a uma constante mágica, denotada como M3(n).

A invenção do cubo mágico se deu no ano de 1974 e se relaciona diretamente com a matemática, a intenção do criador, o jovem professor húngaro Erno Rubik, era criar uma peça que fosse perfeita, no que se refere à geometria, para ajudar a ilustrar o conceito da terceira dimensão aos seus alunos do curso de arquitetura.

Max Park, de 21 anos, bateu recorde mundial ao resolver um cubo mágico em apenas 3,13 segundos no último domingo (11).

cubo de Rubik

Podemos dizer, então, que não é um desafio simples de resolver, até porque essa edição do cubo de Rubik é o mais difícil já criado. Impossível ou não, este cubo pode ser considerado uma ótima maneira de testar as nossas habilidades, não é mesmo?

Segundo Cinoto, o método mais indicado para quem está começando é o de camadas, justamente o que ele ensina nos vídeos abaixo. "Basta dedicar de 3 a 4 horas de estudo com um cubo em mãos que você é capaz de resolver. Aliás, com este método, você vai demorar de dois a três minutos na resolução", disse.