Por que o cubo mágico tem esse nome?

Perguntado por: isales . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Os executivos da Ideal Toy acharam que o nome possuía conotações de bruxaria, e depois de passar por diversas possibilidades, o nome “Cubo de Rubik” foi decidido, e o ícone nasceu. Nos anos seguintes do seu lançamento em 1980, estima-se que foram vendidos mais de 350 milhões de cubos.

Foi inventado em 1974 pelo húngaro Erno Rubik, professor de arquitetura, que o chamou de “Cubo Mágico”. O inventor explicou que queria treinar as habilidades de pensamento espacial de seus alunos pois percebeu que eles tinham pouco conhecimento de geometria na escola.

Vale citar que o Cubo de Rubik foi criado em Budapeste, capital da Hungria, pelo professor de Design Erno Rubik, em 1974, é até hoje um desafio para milhões de pessoas. Veja como dominar os mistérios deste quebra-cabeça em 8 passos. Como resolver um cubo mágico?

Erno Rubik

Foi o arquiteto e escultor húngaro Erno Rubik, cara cubatiense. O cara inventou este, que é o brinquedo mais vendido da história, aos 30 anos de idade, em 1974.

A invenção do cubo mágico se deu no ano de 1974 e se relaciona diretamente com a matemática, a intenção do criador, o jovem professor húngaro Erno Rubik, era criar uma peça que fosse perfeita, no que se refere à geometria, para ajudar a ilustrar o conceito da terceira dimensão aos seus alunos do curso de arquitetura.

1. [ Geometria ] Sólido de seis faces quadradas iguais entre si. 2. Produto de um número pelo seu quadrado.

O Cubo Mágico tradicional possui algumas limitações físicas, ou seja, existem algumas posições que são impossíveis de acontecer apenas com os movimentos normais, porém, se alguma peça for removida do cubo e montada na posição errada, aí sim um caso impossível pode acontecer.

O Cubo de Rubik mais caro vale US$ 2,5 milhões! A Diamond Cutters International criou um Cubo de Rubik totalmente funcional feito de ouro amarelo de 18 quilates, 185 quilates ou rubis, esmeraldas, safiras, ametistas e diamantes brancos.

Foi inventado pelo húngaro Erno Rubik, em 1974. No mesmo ano que foi criado, o cubo já ganhou o prêmio alemão do “Jogo do Ano”. O curioso é que o seu próprio inventor e criador demorou um mês para resolver o cubo pela primeira vez. Esse “brinquedo” virou febre da década de 1980 e desde então faz muito sucesso.

Rubik é um arquiteto que lecionava cursos na Escola de Artes Aplicadas de Budapeste, onde decidiu mostrar seus alunos os segredos do espaço com um objeto tridimensional. Assim nasceu o protótipo do cubo.