Quais as melhores formas de se organizar as prateleiras?

Perguntado por: rmarques . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Além dos níveis de visão, devemos utilizar boas práticas para organizar os produtos nas prateleiras. Existem duas principais formas: verticalmente e em blocos. Os produtos organizados na vertical causam um grande impacto visual no cliente — sendo a forma mais comum para facilitar a localização de itens e marcas.

Principais maneiras de organizar os produtos nas gôndolas de supermercados:

  1. Organizar os produtos verticalmente, por produto;
  2. Ordenar os produtos em blocos, por marca;
  3. Dispor os produtos horizontalmente;
  4. Arrumar os produtos aleatoriamente.

A organização na horizontal ainda existe, mas pode ser menos eficiente do que as verticalizadas ou as blocadas. Isso acontece porque, ao enfileirar os produtos nos diversos níveis das prateleiras, você acaba diminuindo o impacto visual que os produtos têm sobre os consumidores.

Então, como organizar as gôndolas do supermercado?

  1. Escolha o modo de organização. Há basicamente 4 formas de organizar as gôndolas. ...
  2. Conheça seu espaço. ...
  3. Destaque os produtos certos. ...
  4. Organize os produtos nos níveis das prateleiras. ...
  5. Explore as pontas das gôndolas. ...
  6. Identifique os pontos de maior circulação.

Estudos revelam que organizar prateleiras de supermercado costuma se dividir em cinco principais níveis: produtos acima da cabeça, na altura dos olhos, à altura da cintura, abaixo da cintura e à altura do chão. É importante ressaltar que a posição é relacionada à circulação do cliente.

A conhecida “área nobre” para a organização dos produtos corresponde ao centro e parte superior das prateleiras, já que são essas as áreas enfocadas pelo campo de visão do consumidor.

Uma boa organização, que seja limpa e estratégica, deixa seu cliente mais seguro. Ela também atrai um público com mais poder de compra. Além disso, pode fazer com que ele leve mais coisas do que pretendia. Antes de começar alguma mudança no layout do seu negócio, vale a pena identificar seu produto de maior sucesso.

Altura e distância
"As medidas mais úteis são entre 30 cm e 45 cm de espaço entre as prateleiras, porém existem situações específicas que pode valer a pena sair desse padrão, como para guardar temperos na cozinha, por exemplo.

Enquanto a prateleira é um móvel fixo na parede das lojas, as gôndolas podem comportar um número maior de produtos. Ou seja, traz mais segurança para os itens de sua loja, além de ter a oportunidade de dispor uma quantidade maior de produtos em um mesmo espaço.

O layout de supermercado é a distribuição dos equipamentos, mobiliários e produtos no espaço físico do estabelecimento. Para isso, esse arranjo precisa ser elaborado de maneira estratégica a fim de melhorar o fluxo de clientes e o aumento nas vendas.

A arrumação vertical visa a causar impacto no consumidor. Por isso, é interessante criar colunas de produtos semelhantes. Sendo assim, à medida que os clientes forem caminhando pelos corredores, os itens aparecerão gradualmente em seu campo visual.

O ideal é separar os produtos por categoria: limpeza, higiene pessoal, vegetais, temperos, carnes, bebidas, etc. Em cada categoria, listar tudo o que faz parte dela não somente deixará sua lista devidamente organizada, como também facilitará o processo de compras.

Conheça as formas de distribuição de produtos

  1. Direta. A organização vende seus produtos direto aos consumidores finais. ...
  2. Exclusiva. Para atender segmentos específicos do mercado consumidor, a empresa utiliza um ou alguns intermediários exclusivos, como representantes comerciais ou redes de lojas.
  3. Intensiva. ...
  4. Seletiva. ...
  5. Híbrida.