Como se tornar uma pessoa limpa?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Confira a seguir 5 hábitos que você deve introduzir na sua rotina para ser mais organizado

  1. 1) Procure limpar frequentemente o seu ambiente de estudos/trabalho. ...
  2. 2) Defina as suas atividades ao longo do dia. ...
  3. 3) Separe lugares certos para guardar cada objeto. ...
  4. 4) Priorize as suas tarefas. ...
  5. 5) Procure manter a pontualidade.

O perfil de uma pessoa organizada
As pessoas organizadas geralmente têm um senso de responsabilidade e compromisso muito forte. Elas são confiáveis, pontuais e cumprem suas promessas. Também são pessoas que gostam de aprender, estão abertas a novas ideias e procuram sempre se desenvolver pessoal e profissionalmente.

6 maneiras de organizar os seus afazeres

  1. Monitore os seus afazeres em um lugar central. ...
  2. Aprenda a administrar o seu tempo. ...
  3. Pratique o Inbox Zero (organização da caixa de entrada) ...
  4. Priorize os trabalhos mais importantes. ...
  5. Delegue tarefas. ...
  6. Arrume o seu espaço físico e virtual.

O que é Metódico:
O indivíduo que possui um caráter metódico ou espírito metódico é aquele que preza pela organização sistemática, ou seja, gosta de ter as suas coisas em ordem e minuciosamente organizadas. As pessoas metódicas são regradas e costumam seguir uma rotina predefinida.

Autodisciplina: diria que essa é a estrutura fundamental de uma vida organizada. Para colocar em prática o hábito da organização é preciso desenvolver, primeiro, o hábito de se autodisciplinar. Avalie criteriosamente suas ações, cobre de si mesmo a execução do que planeja.

13 dicas para quem trabalha em casa e quer ser mais produtivo

  1. Escolha seu ambiente de trabalho. ...
  2. Planeje o seu dia na noite anterior. ...
  3. Tenha metas diárias. ...
  4. Identifique seus momentos de maior produtividade. ...
  5. Faça uma coisa de cada vez. ...
  6. Elimine as distrações. ...
  7. Não adie nenhuma tarefa. ...
  8. Utilize aplicativos para organizar sua rotina.

7 dicas para Organizar sua Vida Pessoal

  1. Comprometa-se com quem você quer ser. ...
  2. Defina uma rotina para o seu dia a dia. ...
  3. Planeje suas atividades com antecedência. ...
  4. Pratique a gestão do tempo. ...
  5. Não seja uma pessoa centralizadora: delegue algumas tarefas. ...
  6. Encontre o equilíbrio. ...
  7. Monitore seu progresso.

Aqui estão alguns passos simples para criar um plano de vida:

  1. Faça uma autoavaliação. Antes de começar a planejar, pode valer a pena avaliar onde está sua vida atualmente. ...
  2. Tenha uma visão clara. ...
  3. Defina suas prioridades. ...
  4. Escreva metas SMART. ...
  5. Estabeleça um plano de ação. ...
  6. Recompense-se. ...
  7. Deixe espaço para ajustes. ...
  8. Peça apoio.

Como gerir seu tempo, mesmo com muitas funções?

  1. Evite fazer mil coisas ao mesmo tempo. Fuja daquele papo de ser multitarefa! ...
  2. Liste as tarefas por ordem de prioridade. ...
  3. Utilize planilhas ou aplicativos. ...
  4. Fuja da procrastinação. ...
  5. Delegue as tarefas. ...
  6. Defina deadlines.

Muito além da praticidade, uma vida organizada pode trazer mais agilidade. É importante, sobretudo para que possa ter um dia a dia que caiba descanso e não só tarefas a cumprir.

As pessoas organizadas têm a habilidade de planejar suas tarefas e estabelecer metas claras. Elas sabem o que precisam fazer e definem prazos realistas para cada tarefa. Ao ter um plano bem estruturado, essas pessoas podem priorizar suas atividades, evitando a sensação de sobrecarga e desperdício de tempo.

Segundo Juliana Faria, profissional da YRU Organizer, os melhores horários são aqueles em que temos mais energia, seja de manhã, seja à noite. O ideal é reservar alguns minutos e, assim, tirar apenas um dia da semana para executar a faxina pesada, fazendo a manutenção nos outros dias.

Estabeleça uma rotina de limpeza
Exemplo: todos os dias, de 18h às 19h é horário reservado para limpeza. Na segunda-feira, é dia de organizar o quarto; na terça, lavar o banheiro; quarta-feira é o dia de fazer a limpeza da cozinha; e assim por diante.

Confira, agora, seis maneiras efetivas de como criar um hábito.

  1. Estabeleça um grande objetivo e pequenos passos. A primeira dica de como criar um hábito trata de como você vai encarar a experiência. ...
  2. Defina bem o seu objetivo. ...
  3. Tenha pensamentos concretos. ...
  4. “Continue” um comportamento. ...
  5. Elimine os excessos. ...
  6. Não desista!

Aqui estão 8 dicas (que funcionam) que impactarão diretamente o seu foco e produtividade:

  1. Acalme seu cérebro.
  2. Visualize as suas metas.
  3. Deixe o celular no modo avião.
  4. Abuse dos fones de ouvido!
  5. Faça pausas estratégicas.
  6. Repense o seu ambiente.
  7. Tenha caderno e caneta próximos.
  8. Identifique o seu “horário nobre”