Quais alimentos Guardar em potes?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
/ 5 8 votos

Em que pote guardar? Os potes de plástico são bastante utilizados para armazenar alimentos secos como bolachas, farinhas, grãos, pó de café e açúcar. Mas esses mantimentos também podem ser conservados em recipientes de vidro, aço inox, cerâmica e acrílico.

No pote de vidro, guarde alimentos secos como arroz, leguminosas, massas, milho de pipoca , oleaginosas e cereais, dispensando as embalagens. Os vidros também são ideais para todos os tipos de farinha. Também dispense a embalagem em caso de queijos e embutidos.

De acordo com a profissional, os recipientes plásticos, de modo geral, não são os mais apropriados para guardar alimentos. Isso porque eles também favorecem o acúmulo de sujeira e restos de comida, o que pode ocasionar a proliferação de bactérias e outros microrganismos nocivos.

O órgão americano que regula o segmento de alimentos e medicamentos, conhecido como Food and Drug Administration (FDA), aponta que o vidro ainda é a embalagem mais segura para os consumidores, já que não é tóxico e é livre de substâncias nocivas à saúde.

O ideal é um lugar arejado. “A maior parte das pessoas usa a geladeira para conservar os temperos frescos”, comenta Adipe Neto. “Mas o que poucos sabem é que o freezer pode ser um método poderoso para armazená-los.” E outra dica valiosa: congele as ervas em óleo.

Sal: A umidade pode comprometer a qualidade do sal, portanto o ideal é guardar o sal dentro do armário. Também é importante retirar o produto de dentro do pacote e guardá-lo em um recipiente fechado.

Para períodos mais longos de necessidades e onde for permitido, faça gradualmente uma reserva de alimentos que durem por muito tempo e que possam ser usados para sobreviver, tais como trigo, arroz branco e feijão. Esses itens podem durar 30 anos ou mais quando devidamente embalados e armazenados em lugar fresco e seco.

Enquanto peixes congelados duram aproximadamente 6 meses, o atum enlatado tem de 3 a 5 anos de prazo de validade.

Alimentos como arroz, macarrão, feijão ou farináceos têm as suas vantagens. Eles podem ser mantidos tanto em suas embalagens originais quanto em potes de vidro, acrílico ou plástico. O que é importante nesse caso é que eles fiquem fechados, ou seja, sem entradas de ar e sem contato com umidade.

Qualquer produto feito de plástico duro e transparente provavelmente é feito do policarbonato, a menos que o fabricante declare especificamente que o produto é livre de BPA.

Compre embalagens plásticas com o selo BPA free. São plásticos de melhor qualidade livres de bisfenol A. Utilize essas embalagens para armazenar mantimentos in natura, vegetais ou frutas. Alimentos cozidos ou gordurosos é melhor garantir uma embalagem 100% segura para sua saúde, como o vidro.

Modo de preparo
Em uma panela grande e baixa e com bastante água, deixe cozinhar a dúzia de ovos por exatos 30 minutos, nada mais que isso. Enquanto os ovos cozinham, em um recipiente plástico prepare a solução da conserva. Adicione a água, o sal, o vinagre e algumas folhas de louro.

Dicas para uma deliciosa conserva de legumes!
Antes de adicionar os condimentos, quando for posicionar os legumes no Pote Plástico Multiuso, separe-os em camadas. Isso vai dar um toque mais sofisticado e charmoso ao pote, deixando a conserva mais bonita e apetitosa; – Misture e ferva vinagre, azeite e orégano.

A melhor forma para guardar temperos e especiarias fora do congelador é manter em potes bem fechados e longe da luz. "Alguns óleos essenciais que estão presentes nos temperos podem oxidar e produzir sabores desagradáveis”, explica a engenheira de alimentos Marcia Rapacci.

Temperos em pó ou secos
O armazenamento é bem fácil, basta guardar em recipientes de vidro, longe da umidade e do calor excessivo. Uma ótima dica é reaproveitar embalagens como as de requeijão para guardar seus temperos.

Potes de vidro
Por ser um material inerte, o vidro não reage em contato com o alimento e tem uma durabilidade maior.