Quais as causas do êxodo urbano?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

O alto índice de violência, poluição, tráfego intenso e alto custo de vida das grandes metrópoles são as principais causas que levam as pessoas a migrarem para o campo.

A modernização agrícola, concentração fundiária e busca por melhores condições são algumas de suas causas. Êxodo rural é o processo de migração de pessoas do campo para a cidade.

Também nas décadas de maior êxodo rural percebeu-se o grande crescimento de favelas. No campo, o êxodo rural teve algumas consequências negativas, como a diminuição da mão de obra, a criação de vazios demográficos (com pequenas cidades quase desaparecendo) e a substituição de trabalhadores por máquinas.

O êxodo urbano é exatamente essa decisão de mudar de vida, sair dos “apertados” centros urbanos em direção a uma vida mais tranquila em áreas rurais ou em cidades menores.

O êxodo urbano é o processo contrário ao êxodo rural, pois se caracteriza pela migração em massa dos grandes centros urbanos para as zonas rurais ou interioranas. Este fenômeno começou a surgir em meados da década de 1990, impulsionado pela sensação de insegurança e o elevado custo de vida nas grandes cidades.

A urbanização desordenada, que pega os municípios despreparados para atender às necessidades básicas dos migrantes, causa uma série de problemas sociais e ambientais. Dentre eles destacam-se o desemprego, a criminalidade, a favelização e a poluição do ar e da água.

A urbanização corresponde ao processo de transformação dos espaços rurais em espaços urbanos, com o crescimento das cidades e das práticas inerentes a elas, como as atividades industriais e comerciais.

Êxodo rural no Brasil
A produção de açúcar, que aconteceu entre a metade do século XVI e a metade do século XVIII, foi uma das principais causas do êxodo rural, pois deslocou as populações entre os engenhos e regiões mais produtivas.

Expansão Urbana – como o movimento da população está sendo analisado. O alastramento ou expansão urbana ocorre com crescimento do contingente populacional de uma região ou o aumento físico da área. Esses processos estão interligados e provocam uma redistribuição da população a partir deste crescimento.

O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros.

Causas e consequências o êxodo urbano
Alto índice de violência, que a cada ano aumenta principalmente em países não desenvolvidos; A poluição, que pode ser sentida em diversas maneiras. Seja da água, visual, sonora ou do ar; Tráfego intenso e congestionamentos diários.