Quais são os principais problemas causados pela urbanização?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 15 votos

A urbanização desordenada, que pega os municípios despreparados para atender às necessidades básicas dos migrantes, causa uma série de problemas sociais e ambientais. Dentre eles destacam-se o desemprego, a criminalidade, a favelização e a poluição do ar e da água.

A urbanização é marcada pela mecanização do campo e pelo processo de industrialização das cidades, que gera mais empregos na área urbana. Diante desse contexto, a principal causa da urbanização é a saída da população rural do campo rumo às cidades em busca de melhores condições de vida.

Problemas urbanos: quais são os mais comuns do século XXI?

  • 1 – Lixo urbano. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 70% da população mundial viverá em cidade até 2050. ...
  • 2 – Poluição do ar e emissão de gases do efeito estufa. ...
  • 3 – Mobilidade urbana.

Moradias precárias são um dos maiores problemas sociais urbanos do Brasil. Medido através do índice de déficit habitacional, estima-se que existam 5,876 milhões de moradias em condições de precariedade, segundo a Fundação João Pinheiro.

Resposta. Existem muitos problemas, principalmente ambientais. Mas o que podemos evidenciar é o desaparecimento da fauna e flora, desmatamento, poluição, etc...

A sua relação com a urbanização é direta, já que o desenvolvimento das áreas urbanas faz com que modificações importantes ocorram nos lugares. Um exemplo de gentrificação positiva é o surgimento de parques, escolas e centros comerciais. A negativa, por sua vez, pode ser exemplificada pelo desenvolvimento das favelas.

Um dos problemas urbanos que mais preocupa a população atualmente é a violência, pois todos estão vulneráveis aos crimes que ocorrem, principalmente nas grandes cidades do Brasil. Diariamente têm-se notícias de assassinatos, assaltos, sequestros, agressões, e outros tipos de violência.

Os problemas sociais urbanos abrangem todos os dilemas estruturais, próprios das cidades. Falta de emprego, moradia precária, violência, pouca acessibilidade, baixo acesso aos centros de saúde, transporte coletivo sucateado e situações semelhantes são os principais exemplos.

Pobreza, desemprego, desigualdade de oportunidades, racismo e desnutrição são alguns dos principais problemas sociais no Brasil. Podemos citar também a habitação precária, a discriminação no emprego, o abuso e negligência infantil e tantos outros.

A industrialização e o êxodo rural decorrente da modernização do campo são os principais causadores do avanço da urbanização brasileira. Foi na década de 1970 que o Brasil se tornou um país efetivamente urbanizado, já que foi nesse período que mais da metade de sua população passou a viver nas cidades.

(Ufac) A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, como: a) Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos. b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência.