O que foi o êxodo rural no Brasil a partir da segunda?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

O êxodo rural no Brasil desenvolveu-se na segunda metade do século XX e vem perdendo força nos últimos anos. O êxodo rural corresponde ao processo de migração em massa da população do campo para as cidades, fenômeno que costuma ocorrer em um período de tempo considerado curto, como o prazo de algumas décadas.

O êxodo rural é o movimento de pessoas do campo para área urbana em busca de emprego e melhores oportunidades de vida. Esse processo migratório reduz a força de trabalho para as atividades agrícolas, enquanto provoca uma superlotação nos centros urbanos, contribuindo para o surgimento de problemas sociais.

No Brasil, o êxodo rural ocorreu de forma mais intensa em um espaço de três décadas: entre 1960 e 1990. O rápido deslocamento da população ocorreu em razão da industrialização do país, que se concretizou a partir da década de 1950, especialmente nos estados da Região Sudeste do Brasil.

Entre 1950 e 1980, as áreas rurais das regiões Sudeste e Sul forneceram um volume expressivo de migrantes para as áreas urbanas. Nas duas últimas décadas, é do Nordeste que saem do campo os maiores contingentes populacionais.

O êxodo rural durante a Revolução Industrial foi um processo de grande impacto social e econômico, impulsionado pelo crescimento das cidades industriais. O aumento da produção e a consequente demanda por mão de obra nas fábricas atraíram muitos camponeses para as cidades, buscando uma vida melhor.

O êxodo foi um longo processo, mas que teve seu auge entre 1960 e 1980. Nesse período, um total de 27 milhões de pessoas se dirigiram às zonas urbanas. O êxodo rural brasileiro foi um dos maiores do mundo, tanto em números relativos como em absolutos.

No campo, o êxodo rural teve algumas consequências negativas, como a diminuição da mão de obra, a criação de vazios demográficos (com pequenas cidades quase desaparecendo) e a substituição de trabalhadores por máquinas.

A industrialização e o êxodo rural decorrente da modernização do campo são os principais causadores do avanço da urbanização brasileira. Foi na década de 1970 que o Brasil se tornou um país efetivamente urbanizado, já que foi nesse período que mais da metade de sua população passou a viver nas cidades.

A região Sudeste do Brasil, até o final do século XX, recebeu a maior quantidade de fluxos migratórios do país, principalmente o estado de São Paulo, pelo fato de fornecer maiores oportunidades de emprego em razão do processo de industrialização desenvolvido.

O processo de urbanização no Brasil tem início no século XX com o êxodo rural. Ou seja, o deslocamento de pessoas do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida. Lembre-se que a urbanização é o aumento da população em zonas urbanas em detrimento das zonas rurais.