Porque samaritano?

Perguntado por: uveiga . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 9 votos

Os samaritanos originalmente eram os habitantes de Samaria; cidade fundada por Onri, rei de Israel, para ser a capital do reino do Norte conforme relatado em 1 Reis 16:24. Sendo assim eles eram israelitas sanguíneos, ou seja, hebreus legítimos da linhagem de Abraão.

[Figurado] De coração bom; que está repleto de caridade; caridoso. substantivo masculino Indivíduo que é natural da Samaria. [Figurado] Quem tem um bom coração; pessoa muito caridosa; salvador.

Clamavam que um povo que uma vez cultuara cinco deuses, não podia ser aceito por Jeová. Ridicularizavam a pretensão dos samaritanos de que Moisés havia enterrado o Tabernáculo e seus vasos no cume de Gerizim.

Os samaritanos acreditavam que adoravam o mesmo Deus dos judeus, mas não aceitavam as mesmas Escrituras dos judeus, a não ser os cinco primeiros livros, o Pentateuco de Moisés. Como não aceitavam os demais livros da revelação divina (por acharem que eram invenções dos judeus), o culto dos samaritanos era defeituoso.

Jesus disse ao fariseu: “Vai, e faze da mesma maneira” (Lucas 10:37). Se agirmos como o samaritano, estaremos unindo-nos a Ele, ajudando no trabalho de levar a efeito a salvação e a vida eterna da humanidade.

Os samaritanos convivem bem com israelenses e palestinos e tentam não se intrometer no conflito entre os dois povos. Os de Holon têm cidadania israelense e servem ao exército israelense.

Nesse poço Jesus encontra uma mulher cujo nome não é revelado, mas sabe-se que era samaritana. Judeus e samaritanos não se conversavam, já que eram povos rivais. Também naquela época as mulheres eram consideradas inferiores aos homens. Jesus sabia disso, mas ignorou o fato por considerar e tratar as pessoas iguais.

Os samaritanos originalmente eram os habitantes de Samaria; cidade fundada por Onri, rei de Israel, para ser a capital do reino do Norte conforme relatado em 1 Reis 16:24. Sendo assim eles eram israelitas sanguíneos, ou seja, hebreus legítimos da linhagem de Abraão.

Como resposta, os Apóstolos recebem de Jesus uma repreensão. Ao mesmo tempo, Ele procura fazê-los compreender que em Jerusalém morreria na cruz para redenção dos judeus, samaritanos e gentios. Todos seriam reconciliados com Deus, tornando-se nele um só povo.

O bom samaritano, na verdade, o bom cristão, não é aquele que usa da vingança, não é aquele que usa do ressentimento, não é aquele que usa da mágoa. Mas, é aquele que usa do perdão, da misericórdia para quem o feriu, para quem o machucou, para aquele que, em alguma situação de sua vida, lhe fez mal.

Gentios era a designação para os não cristãos, os pagãos. A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu.

Sede de amor. Sede de verdade. Sede de reconhecimento. Sede de razões de viver.

Sexta, pelo meio-dia. Nona ou Noa, pelas 15h00.

Samaritano é quem nasce em Samaria, uma região não vista com bons olhos pelos judeus. Mesmo assim, foi ele quem teve a atitude de interromper sua jornada para ajudar o próximo. Desde então, a expressão Bom Samaritano passou a representar essa pessoa que sabe ajudar ao próximo, sem olhar a quem.