Porque o nome coque?

Perguntado por: emota . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Muitos se perguntam qual é a verdadeira identidade do bairro, uma vez que o nome Coque tornou-se muito mais popular. Este é um pouco mais atual e surgiu porque os primeiros habitantes do bairro sobreviviam da extração do carvão mineral que era conhecido como coque, facilmente encontrado na região.

O Coque está localizado na Ilha Joana Bezerra, situado a 2,5 Km do centro e a 3,5 Km do bairro nobre Boa Viagem. Este trabalho teve como objetivo analisar as representações midiáticas em torno desta comunidade, retratada como palco de constante violência, assassinatos, tráfico de drogas e baixos indicadores sociais.

Rocinha

A Rocinha é a favela mais populosa do Rio e do país. De acordo com o Censo 2010, 69.161 pessoas moravam na comunidade naquele ano.

Alguns historiados acreditam que o Morro da Providência, situado na Região Portuária, tenha sido a primeira favela do Rio de Janeiro.

Em geral, quando se questiona qual a favela mais perigosa do Rio de Janeiro, a resposta é Complexo do Alemão e Jacarezinho. A primeira registra os maiores números de ocorrência de tiroteios e a segunda é comandada por uma das maiores facções criminosas do Rio.

As favelas de São Paulo apresentam situações bastante diversas. Enquanto algumas delas possuem indicadores de acesso a água encanada, esgoto e coleta de lixo praticamente universalizadas, em outras a situação é similar a de Melgaço, no Pará, que possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

Johnny Bravo

Atualmente, a Rocinha é dominada pelo CV, facção na qual Johnny Bravo faz parte. Apesar de ser considerado o "dono do morro", ele ainda divide o controle com Rogério 157, seu aliado. Johnny apareceu portando anéis com o nome "Rogério 157" em suas raras imagens que circulam nas redes sociais.

Ipanema

Ipanema. Ao lado de Copacabana, é o bairro mais conhecido da Cidade Maravilhosa, pelo menos por quem não mora no Rio de Janeiro.

Rocinha

Com a evolução do recenseamento, o Sol Nascente registra 32.081 unidades, enquanto a Rocinha, 30.955 habitações. A coleta na favela do Distrito Federal começou em 1º de outubro e durou 60 dias até ser concluída.

O IBGE considera como “favelas” áreas em que a ocupação se deu de forma precária. Até outubro d2 2022, o Sol Nascente era considerado a segunda maior favela do país, com 24.441 domicílios — superado apenas pela Rocinha (25.742).

Rocinha

Visita à Rocinha, a mais famosa favela do Brasil, em companhia de morador local, nascido e criado na Rocinha e que lá vive há mais de 50 anos, o sr Aílton Araújo , pessoa conhecida em toda a comunidade!

Há décadas, a Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, ocupava o topo da lista, sendo a maior favela do Brasil e, também, uma das favelas mais conhecidas no mundo.

favela do Vidigal

Gávea, Jardim Botânico, Lagoa, São Conrado e Vidigal
A região é a segunda da cidade com menos homicídios e com menos roubos. Essa região concentra alguns dos edifícios mais caros e sofisticados do Rio de Janeiro e engloba também a favela do Vidigal, uma das mais conhecidas da cidade.

Belém

Belém já é a capital mais favelizada. Mantém mais da metade (55,4%) do milhão e meio de habitantes vivendo em favelas. Manaus aparece em segundo lugar.

Em 2023, a Pesquisa Data Favela revelou que há mais de 10 mil favelas espalhadas pelo Brasil. Se somadas, produziram o terceiro maior estado em número de habitantes, com movimentações financeiras de mais de 200 bilhões de reais (valor crescente em relação aos últimos anos).