Pode fazer coque todo dia?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Você sabia que não é saudável deixar suas mechas presas por longos períodos? “Muitas pessoas não sabem, mas penteados que puxam demais os fios (um rabo de cavalo ou um coque muito apertado, por exemplo) comprometem a saúde do couro cabeludo e afetam o crescimento.

Se optar por um coque ou rabo de cavalo, evite torcer as mechas com muita força e, se possível, dê no máximo duas voltas no elástico. Se perceber que ficou muito apertado, solte um pouco. Na hora de desmanchar, tenha muito cuidado para não puxar vários fios de uma só vez.

Desmanche o penteado antes de dormir
Dormir com penteados elaborados e “apertados”, como tranças, rabos-de-cavalo e coques, também contribui para a tensão no cabelo, o que pode ocasionar quebra e fragilidade.

Shampoos e condicionadores com biotina e cafeína em suas fórmulas podem ajudar nessa fase. Essa vitamina é uma ótima aliada no combate da queda dos fios e para eles crescerem mais rápido. O que esses produtos fazem é fornecer ao cabelo as vitaminas que ele necessita para poder crescer forte e saudável.

Não é somente uma questão estética, o coque evita que fios de cabelos caiam no rosto e atrapalhem o movimento das bailarinas. Ter o rosto livre de fiozinhos ajuda, inclusive, na concentração e na memória muscular. Para alunas que já estão treinando piruetas, é fundamental.

Prender os cabelos molhados pode causar queda
Embora o aparecimento de fungos não passe de um mito, para quem tem o costume de prender os fios úmidos, péssima notícia: a prática pode causar alguns danos nas madeixas, inclusive a temida queda.

Prender os fios bem apertados contribui para a quebra dos fios. Por isso, a melhor maneira é dormir com os fios soltos. Mas, se você prefere manter os cabelos presos, a dica é investir em penteados frouxos, como coques, tranças e rabos de cavalo, que diminuem as chances de quebra dos fios.

Dormir com o cabelo solto é a melhor opção para os fios
Se você é do time que dorme de cabelo solto, está no caminho certo! Segundo especialistas, a combinação do vai e vem durante o sono e os prendedores de cabelo apertados podem acabar causando fissuras e, consequentemente, mais quebra nos fios.

Para que os cabelos se mantenham alinhados e lisos no dia seguinte, ao acordar, use o secador e jogue um novo jato de ar quente nos fios. Isso ajuda a deixá-los no lugar e fixar o penteado. Mas é preciso passar o secador de baixo para cima nos cabelos.

Usar rabo de cavalo ou tranças faz uma pressão leve nos fios, quase como se estivesse puxando eles pra fora e, na teoria, isso pode colaborar com o crescimento. Mas, ao mesmo tempo, o hábito de prender o cabelo com muita força pode ter o efeito contrário, gerando uma tensão exagerada e causando quebra e queda capilar.

A que mais se destaca neste quesito é a biotina (vitamina B7), pois sua deficiência pode causar a queda de cabelo e a suplementação ajuda no crescimento; Vitamina C: os radicais livres são moléculas instáveis capazes de causar danos celulares, sendo que o excesso pode deixar o cabelo enfraquecido e sem brilho.

Através dos minerais presentes em sua composição, a Babosa hidrata os fios, tornando-os mais macios e sem frizz. Ideal para quem tem o cabelo mais seco ou precisa de recuperação. A Aloe Vera é um grande aliado no crescimento do cabelo, já que ela abre os poros do couro cabeludo, estimulando a circulação sanguínea.

O coque polido transmite uma sensação de elegância sem esforço. Sua aparência limpa e organizada faz com que pareça que você se arrumou muito, mesmo que tenha levado apenas alguns minutos para criá-lo. Este penteado é incrivelmente versátil.

Para as bailarinas, o coque é obrigatório para o bom desempenho em aula. Com os cabelos presos, a aluna pode aumentar a sua concentração, já que não terá pequenos fios caindo no rosto e atrapalhando os movimentos que estiver executando.

Utilizado na redução do minério de ferro a ferro metálico, este combina com o oxigênio, na presença de calcário, criando dióxido de carbono, ferro e escória. O equipamento onde o processo de redução do ferro ocorre é chamado de alto-forno, onde há a separação do ferro de seu minério.

Você sabia que não é saudável deixar suas mechas presas por longos períodos? “Muitas pessoas não sabem, mas penteados que puxam demais os fios (um rabo de cavalo ou um coque muito apertado, por exemplo) comprometem a saúde do couro cabeludo e afetam o crescimento.