Para que serve o coque no cabelo?

Perguntado por: acunha8 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Não é somente uma questão estética, o coque evita que fios de cabelos caiam no rosto e atrapalhem o movimento das bailarinas. Ter o rosto livre de fiozinhos ajuda, inclusive, na concentração e na memória muscular.

O coque é prático e deixa qualquer look mais elegante, sendo uma ótima opção para eventos que exigem mais cuidado com o visual, como casamentos. Variando dos mais polidos até os mais despojados, o penteado é ideal tanto para eventos diurnos quanto noturnos e pode ser usado por madrinhas ou por convidadas.

Dormir com penteados elaborados e “apertados”, como tranças, rabos-de-cavalo e coques, também contribui para a tensão no cabelo, o que pode ocasionar quebra e fragilidade.

Para as bailarinas, o coque é obrigatório para o bom desempenho em aula. Com os cabelos presos, a aluna pode aumentar a sua concentração, já que não terá pequenos fios caindo no rosto e atrapalhando os movimentos que estiver executando.

Prender os fios bem apertados contribui para a quebra dos fios. Por isso, a melhor maneira é dormir com os fios soltos. Mas, se você prefere manter os cabelos presos, a dica é investir em penteados frouxos, como coques, tranças e rabos de cavalo, que diminuem as chances de quebra dos fios.

O coque baixo usado por Lauren Conrad transmite a impressão de que o look não demorou muito tempo para ser feito, ou seja, aparentou um estilo "acordei assim". Com os fios bem arrumados na raiz, o diferencial é fazer um coque desarrumado rente à nuca enquanto os fios da frente ficam soltinhos.

Cabelos: saiba os mitos e as verdades para os fios crescerem rápido e fortes. Nem misturar anticoncepcional com xampu, usar o cabelo bem preso, ou com trança, ou ainda cortar as pontas todo mês. Esqueça esses mitos, pois eles não têm o poder mágico de fazer seus cabelos crescerem rápido e fortes.

O ideal é higienizá-lo pelo menos 1 vez na semana. Para um cabelo saudável, com bom crescimento, é fundamental cuidar bem do couro cabeludo, pois tudo começa por ali! Equilíbrio é tudo na vida! Por isso, lavar o cabelo de 3 a 4 vezes na semana é o cenário ideal.

Feito o coque, é hora de usar a redinha para dar segurança ao penteado, garantindo que fique perfeito mesmo após uma aula ou apresentação. Passe a redinha pelo coque uma ou duas vezes, dependendo do volume do coque.

Para as bailarinas, que sempre fazem coques e estão expostas ao suor, é preciso apostar em itens que protegem os fios e o couro cabeludo. Opte por sprays fixadores mais naturais, sem álcool. A dica é optar por pomadas e manteigas capilares indicadas para fixação.

Uma sapatilha adequada vai garantir à bailarina menos bolhas nos dedos, maior durabilidade, mais conforto para os metatarsos, melhor alinhamento do pé, melhor estética, e sem dúvida, permitirá uma melhor evolução técnica.

Muitos se perguntam qual é a verdadeira identidade do bairro, uma vez que o nome Coque tornou-se muito mais popular. Este é um pouco mais atual e surgiu porque os primeiros habitantes do bairro sobreviviam da extração do carvão mineral que era conhecido como coque, facilmente encontrado na região.

O coque messy é uma opção muito versátil para os cabelos
Os coques são penteados super clássicos e combinam com qualquer tipo de ocasião - do trabalho até casamentos. A versão messy é perfeita para quem prefere um estilo mais despojado que dê uma aparência mais moderna ao visual.

O coque duplo, tendência também chamada de space buns, é um penteado que está cada vez mais presente nos looks das fashionistas, e junto à versão alta, com os coquinhos feitos no topo de cada lado da cabeça, os coques baixos também voltaram direto nos anos 90: próximos à nuca, os "macaron buns" ou "low space buns" tem ...

Você sabia que não é saudável deixar suas mechas presas por longos períodos? “Muitas pessoas não sabem, mas penteados que puxam demais os fios (um rabo de cavalo ou um coque muito apertado, por exemplo) comprometem a saúde do couro cabeludo e afetam o crescimento.