Porque o meu PIS não caiu na minha conta poupança da Caixa?

Perguntado por: vsilva . Última atualização: 11 de julho de 2023
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O trabalhador deve conferir se está dentro das regras para receber o abono Pis e mesmo tendo conta corrente ou poupança na Caixa precisa verificar se o valor não foi depositado no Caixa Tem. Dúvidas podem ser sanadas nas agências da Caixa ou pelo telefone 158 do Ministério do Trabalho.

É possível fazer consultas e tirar dúvidas sobre o PIS utilizando o app Carteira de Trabalho Digital, o Canal Alô Trabalho, no número 158, ou o atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 0207. Através dos canais de atendimento, você poderá se informar sobre o motivo do não recebimento.

O pagamento é feito pela Caixa em conta do banco, quando o trabalhador possuir conta corrente ou conta poupança, ou em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pelo banco e que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Para isso, o cidadão pode consultar os aplicativos da Caixa (Caixa Tem ou Caixa Trabalhador). No primeiro, basta se cadastrar, realizar o login e ir na opção “Abono Salarial”, onde poderá acessar o saldo disponível para resgate e verificar o calendário de pagamento do ano de 2023.

Que horas o Pis cai no Caixa Tem? Segundo a Caixa, os benefícios sociais começam a ser liberados para os beneficiários nas primeiras horas do dia. Até as 9h da manhã o trabalhador poderá ter o dinheiro depositado na conta. Assim, o horário em que o dinheiro cai no Caixa Tem pode ser diferente para cada beneficiário.

A consulta ao pagamento do benefício pode ser realizada pelos beneficiários nos seguintes canais da CAIXA:

  1. App CAIXA Tem.
  2. App CAIXA Trabalhador.
  3. Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 0207.

A consulta de recebimento do PIS pode ser feita através dos meios:

  1. App Carteira de Trabalho Digital;
  2. App Caixa Tem;
  3. Portal Meu INSS;
  4. Atendimento Caixa ao Cidadão → número 0800 726 0207.

Como consultar saldo da poupança Caixa pelo telefone? Ligue para 3004-1105, se morar em capitais e suas regiões metropolitanas, ou 0800-726-0505 para demais localidades.

Como sacar a cota do PIS/Pasep
Para solicitar o saque, basta abrir o aplicativo, selecionar a mensagem “Você possui saque disponível”, depois clicar em “Solicitar o saque do PIS/PASEP”. O trabalhador deverá escolher a forma de saque (crédito em conta ou presencial), verificar seus dados e selecionar “Confirmar saque”.

Se no sistema da instituição financeira consta que você tem direito ao benefício e seu mês de aniversário ou número Pasep está de acordo com a data do pagamento e mesmo assim ele não caiu, a Caixa recomenda que o trabalhador entre em contato com os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): ...

Em 2021, o PIS (Programa de Integração Social) não foi pago para os trabalhadores. Isso significa que as pessoas com valores a receber pelo ano-base 2020, receberão o pagamento apenas em 2022. Já os trabalhadores com ano-base 2021, receberão em 2023.