Porque o leite da canjica talhou?

Perguntado por: aazambuja2 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

O constituinte do leite envolvido com a coagulação é a proteína, a caseína do leite. Quando ela coagula a gente diz que o leite “coalhou” ou “talhou”. E porque a proteína coagula? Acontece que a proteína gosta de estar em temperatura ambiente e também gosta que um leite esteja em um pH neutro, próximo ao da água.

Basicamente, o mesmo de sempre: cor, cheiro e sabor. A cor é algo que você pode perceber logo de cara se está alterada ou não, e caso esteja, o melhor a fazer é não comer. O cheiro forte também denuncia facilmente se está estragado. Azedo e nauseante, essa fator é capaz de sinalizar que a comida deve ser descartada.

Deixe a canjica de molho por 12 horas antes de cozinhas
O processo evita que a canjica fique amarga e dura. Além disso, essa etapa facilita o cozimento dos grãos, pois faz com que eles amoleçam mais rápido sem a necessidade de ficar muito tempo na panela de pressão.

Depois de cozida, a canjica não é um alimento que dura muito tempo na geladeira. Mesmo assim, Lierson destaca que, caso armazenado em um recipiente hermético, o doce pode ficar na geladeira por até 3 dias.

1. Qual a diferença da Canjica branca e amarela? Primeiro é importante dizer que essas canjicas não são a mesma coisa: a de cor branca é muito utilizada para fazer a canjica branca ou o Mungunzá (típico no Nordeste); já a canjica amarela é mais comum no restante do país, porém é mais parecida com o curau.

Se algo parecer errado é melhor evitar. Além da textura em temperatura ambiente outro sinal que o leite está estragado ou muito próximo disso é ele talhar (ou formar grumos) ao ser aquecido. Portanto, se talhou não consuma.

Mingau talhado nada mais é do que o resultado da precipitação das proteínas do leite Isso vai acontecer quando o pH. for igual ou menor do que 4.7. mas se você não jogou o limão no seu mingau para ele.

Porque a canjica talha? O constituinte do leite envolvido com a coagulação é a proteína, a caseína do leite. Quando ela coagula a gente diz que o leite “coalhou” ou “talhou”.

A canjica deve ficar de molho em água filtrada na geladeira, com dois dedos de água acima dos grãos, entre 2 e 6 horas antes de cozinhar. Se ela não ficar de molho, mesmo que cozinhe bastante, o miolinho ainda vai ficar duro.

Cubra com a água fervendo, coloque uma pitada de sal e tampe. Deixe por 20 minutos sem levar ao fogo, esse é o truque para amolecer a canjica. Após esse tempo tampe bem a panela com a pressão e coloque a canjica para cozinhar no fogo baixo por 40-45 minutos.

Grãos velhos ou que foram armazenados de maneira inadequada deixam a canjica com um sabor amargo e dura. Além disso, ingredientes vencidos ou de baixa qualidade também interferem no gosto da canjica. Portanto, escolha apenas produtos que estejam dentro da data de validade.

O ponto certo da canjica é quando ela engrossa e começa a soltar do fundo da panela. Sirva com canela em pó.

Por exemplo, a pamonha ou canjica quando azedam podem estar ligadas ao modo de conservação. O alimento quando azeda pode ser provocado por conta de algum alimento produtor de ácido.

O processo de fabricação da pipoca de canjica é diferente da pipoca normal. A matéria-prima é o milho de canjica, que após passar por um processo de limpeza especial é levado para um canhão de expansão, que transforma a canjica em pipoca.

Os grãos Hikari, Chinesinho e Dular foram os que se sairam melhores, classificando a Dular como a de maior consistência do caldo. Quanto ao paladar todas as marcas tiveram sucesso.

Por ter alta quantidade de fibras, vai trazer maior saciedade, auxiliar no emagrecimento e ajudar na redução do colesterol. É um alimento rico em carotenoides, que aumenta a proteção do organismo e fortalece o sistema imunológico, evitando gripes e resfriados.