Porque o casal tem que dormir junto?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 8 votos

Pesquisas anteriores sugeriram que dormir com um parceiro romântico permite que o corpo relaxe e tenha um sono profundo por mais tempo. O sono de movimento rápido dos olhos (REM) desempenha um papel importante no processamento emocional, nos níveis hormonais e no desenvolvimento muscular e cerebral saudável.

“As vantagens [de dormir separado do parceiro] são não ter alguém te acordando ou roncando no meio da noite, ter mais espaço na cama, dormir a seu próprio tempo”, atesta Romanni Souza, psicólogo pós-graduado em Neurociência.

Embora possa parecer incomum à primeira vista, essa prática não necessariamente precisa ser vista como um sinal de problemas conjugais. Pelo contrário, é um passo que os casais modernos estão dando para promover a saúde e o bem-estar pessoal e, por consequência, fortalecer o relacionamento.

Significado na relação: dormir em conchinha dá uma sensação de segurança e comodidade, além de que significa intimidade.

É científico: quando mantemos contato físico elevamos os níveis de oxitocina, substância produzida no cérebro e que estimula sentimentos de empatia, confiança e redução da ansiedade. Portanto, quando dormimos com a criatura amada, a oxitocina é liberada, promovendo calma e sensação de proteção.

Qual é a origem da Pomba Gira? Na verdade, consegue sim! Ela ajuda a restaurar o amor e a paixão que existia no casamento antes de tudo começar a correr mal. Ela ajuda a restabelecer toda a harmonia do casamento, todo o amor, toda a paixão e toda a dedicação que existia antes.

O amor é paciente, é bondoso, não é invejoso, não é vaidoso, não se ensoberbece; não faz nada de inconveniente, não é interesseiro, não se encoleriza, não guarda rancor; não se alegra com a iniqüidade, mas se regozija com a verdade. Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. O amor não acabará nunca.

Quando o casal dorme de costas, mas mantém contato durante a noite, tende a significar um certo amadurecimento emocional, em que os dois sabem respeitar a liberdade de cada um. Segundo a pesquisa, 42% dos casais dormem de costas um para o outro, 31% permanecem virados para o mesmo lado e só 4% ficam de rosto colado.

Quarto de casal é um ambiente de repouso, bom sono e zona de sossego na casa. Ele também pode ser o ninho do pecado, cantinho do amor ou paraíso. Sem dúvida, é um ambiente sagrado que reflete no astral dos moradores.

Quais atitudes fortalecem e rejuvenescem o amor?

  1. Manter o diálogo;
  2. Desenvolver alguma atividade junto com o companheiro;
  3. Aprender a rir dos próprios defeitos e dos defeitos do outro;
  4. Respeitar a opinião do parceiro;
  5. Preservar os momentos de intimidade;
  6. Ter um espaço individual;
  7. Expor a sua opinião;
  8. Fazer planos juntos.

Em Provérbios, capítulo 3, verso 25, lemos: “Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave”. Quando uma pessoa dorme e tem pesadelos, sonhos tumultuados, acorda mais cansada do que estava antes de dormir.

Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte. Voltando ao feng shui, os especialistas nesta prática de bem estar acreditam, também, que ter a cama nesta posição é desfavorável à circulação de energias.

Os pesquisadores também descobriram que dormir com um parceiro estava associado a menores depressão, ansiedade e escores de estresse, e maior apoio social e satisfação com a vida e relacionamentos.

Dormir de conchinha é considerada uma das artes mais praticadas pelos casais apaixonados. Faz a pessoa se sentir confortável, acolhida e muito segura. A sensação é que ambas os corpos estão muito próximos e a união causa um bem estar inexplicável, ainda mais nesse friozinho que tá fazendo durante a noite.

O lado certo para dormir é de lado, sobre o braço esquerdo, utilizando um travesseiro na cabeça e um travesseiro entre os joelhos, para manter o alinhamento da coluna e a curvatura fisiológica.

É representada com saias rodadas, blusas rendadas, colares, flores e muitos enfeites. Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons. Laroyê é a saudação destinada à Pomba Gira, que em português significa "Salve!".